quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Proclamação da República questões vestibular


Proclamação da República 
O movimento Proclamação da República consiste quando o Brasil deixa de ser imperial e passa a ser República Federativa.
O seu dia foi 15 de novembro de 1889 feita por Marechal Deodoro da Fonseca, na cidade do Rio de janeiro. Após o último abalo contra a Monarquia que foi o fim da escravidão o império perde o auxílio dos escravocratas que aderem à República.
Assim civis militares e os republicanos históricos partem para cima do império. A nova implantação foi feita por que o Brasil estava entrando em crise, e ai precisavam de um novo governo que fosse capaz de levantar as questões sociais, políticas e econômicas do país.

Crise da Monarquia

Resumo da Proclamação da República
A crise da Monarquia estava ligada a vários fatores, sendo eles:
Com o descontentamento da igreja católica com Dom Pedro segundo pela intervenção de Dom Pedro nos assuntos da igreja foi o primeiro fator para que a crise começasse a acontecer.
O segundo veio através de criticas feitas pelos integrantes do Exército pela corrupção que estava acontecendo na corte real. E também por que os militares não podiam se manifestar na imprensa sem uma autorização do Ministro da Guerra.
Proclamação da República
O terceiro vem devido a grande expansão da classe média no mercado consumidor, os vendedores necessitam de mais espaço e queriam mais liberdade nas grandes reuniões nos assuntos tratados do país.
Mas como isso não aceita os comerciantes começaram a apoiar o fim do império, todas as pessoas de classe média, jornalistas, artistas, os comerciantes, os jovens estudantes, funcionários públicos e profissionais liberais.
O quarto e último fator se deu por causa da falta de apoio aos comerciantes rurais que necessitavam de mais espaço e que queriam mais poder político já que com suas terras tinham bastante poder econômico.
Com o adoecimento de Dom Pedro tudo ficou muito ruim, pois ele já não tomava mais decisões políticas e com isso o movimento ganhava força no Brasil.
Proclamação da República resumo
E foi no dia 15 de novembro de 1889 que Marechal demitiu todos os membros do Conselho de Ministro e o presidente, lembrando que isso foi com o apoio dos republicanos. Com isso na mesma noite o Marechal assinou o documento de governo provisório.
E apenas depois de 67 anos a Monarquia teve fim e com a família imperial e Dom Pedro partiam rumo a Europa e deixando Marechal Deodoro da Fonseca como presidente da República e a partir daí com o direito de voto no país.
Fonte: www.alienado.net

Exercícios sobre a proclamação da república

1) (ADVISE 2009) Leia atentamente o texto abaixo:

A troca de favores governava todas as relações. Sem patrono, político não fazia carreira, magistrado não permanecia no cargo, funcionário público não conseguia emprego, escritor não ficava famoso, empresário não conseguia criar empresa, banco não obtinha permissão para funcionar. Essa situação ficou bem caracterizada no ditado popular: “Quem não tem padrinho morre pagão”. (COSTA. Emília Viotti da. O legado do império: Governo oligárquico e aspirações democráticas. In: Nossa história: a construção do Brasil. Rio de Janeiro, 2006, p. 163).

O Brasil adentra no hall das nações republicanas em 1889. Sobre este momento é INCORRETO afirmar:

a) Quem fez a República no Brasil foi uma parcela da elite que estava descontente com os rumos tomados pelo império.
b) A principal característica do Império foi a descentralização do poder político, já a Primeira República é marcada pela ultracentralização do poder na esfera federal. Com esta mudança, o presidente tornou-se um ditador eleito.
c) A situação social no país não muda muito com o advento da República.
d) As questões sociais são tratadas como caso de polícia, basta ver os exemplos de Canudos e da Guerra do Contestado.
e) A política do “café com leite” é uma expressão simplista e enganadora, já que Minas Gerais também era um importante produtor de café. Nesse sentido, a expressão mais correta seria: “café com café”.

2) (UNIFAFLU) A proclamação da República no Brasil está longe de ser considerada um momento de transformação revolucionária, embora ela tenha trazido algumas mudanças significativas. Uma característica inovadora dos primeiros anos da nova forma de governo foi:

a) a valorização de um novo produto de exportação;
b) a adoção do sistema parlamentarista;
c) a política de investimentos nas sociedades anônimas;
d) a popularidade do novo regime;
e) o direito de toda a população ao voto.

3) Sobre a participação dos militares na Proclamação da República é correto a que:
a) o Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquistas a desenvolver a consciência política no seio do exército.
b) a proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das idéias de Augusto Comte e o descaso do Imperador para com o exército favoreceram a derrubada do Império.
c) o descaso de membros do Partido Republicano, como Sena Madureira e Cunha Matos, em relação ao exército, expresso através da imprensa, levou os "casacas" a proclamar a República.
d) o Gabinete do Visconde de Ouro Preto formalizou uma aliança pró-republicana com os militares positivistas no Baile da Ilha Fiscal.
e) a aliança dos militares com a lgreja acirrou as divergências entre militares e republicanos, culminando na Questão Militar.

3) Sobre a participação dos militares na Proclamação da República é correto a que:

a) o Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquistas a desenvolver a consciência política no seio do exército.
b) a proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das idéias de Augusto Comte e o descaso do Imperador para com o exército favoreceram a derrubada do Império.
c) o descaso de membros do Partido Republicano, como Sena Madureira e Cunha Matos, em relação ao exército, expresso através da imprensa, levou os "casacas" a proclamar a República.
d) o Gabinete do Visconde de Ouro Preto formalizou uma aliança pró-republicana com os militares positivistas no Baile da Ilha Fiscal.
e) a aliança dos militares com a lgreja acirrou as divergências entre militares e republicanos, culminando na Questão Militar.

4) pergunta:Após a proclamação da República, uma nova bandeira nacional foi criada para substituir a antiga bandeira do Império. O lema da nova bandeira era Ordem e Progresso. 

a) Por que o governo republicano determinou que se substituísse a antiga bandeira? 
b) Explique por que, naquele momento, era importante para o governo republicano demonstrar sua preocupação com a ordem pública e seu compromisso com o progresso.

5) (UFMA) (Apud FAUSTO, Boris. HISTÓRIA DO BRASIL. São Paulo: Edusp, 1995.) "Glória à pátria!", dizia a "Revista Illustrada", um dia após a proclamação da República no Brasil, numa comemoração que representava o desejo de mudanças que trouxessem ampliação dos direitos políticos e da cidadania. No que se refere ao exercício dos direitos políticos, a primeira Constituição republicana - de 1891 - tem como uma de suas características:a) o direito de cidadania às mulheres, pela introdução do voto feminino
b) a exclusão das camadas populares, com a instituição de sistema eleitoral direto
c) o aumento do colégio eleitoral, pela atribuição do direito de voto aos analfabetos
d) a possibilidade do controle dos eleitores pelos proprietários rurais, através do voto aberto



6) Um dos documentos mais curiosos para a história da grande data de 15 de novembro consiste, a nosso ver, no aspecto inalterável da rua do Ouvidor, nos dias 15, 16 e 17, onde, a não ser a passagem das forças e a maior animação das pessoas, dir-se-ia nada ter acontecido. Tão preparado estava o nosso país para a República, tão geral foi o consenso do povo a essa reforma, tão unânimes as adesões que ela obteve, que a rua do Ouvidor, onde toda a nossa vida, todas as nossas perturbações se refletem com intensidade, não perdeu absolutamente o seu caráter de ponto de reunião da moda. (Adaptado de THOME,J. "Crônica do chic". 1889. Apud PRIORE,M.D.et alli. Documentos de História do Brasil de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997.) "Em frase que se tornou famosa, Aristides Lobo, o propagandista da República, manifestou seu desapontamento com a maneira pela qual foi proclamado o novo regime. Segundo ele, o povo, que pelo ideário republicano deveria ter sido protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem compreender o que se passava, julgando ver uma parada militar." (CARVALHO, J.M. "Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.) Nos textos apresentados, encontram-se as opiniões de dois observadores do fim do século XIX - José Thome e Aristides Lobo - a respeito da Proclamação da República. A divergência entre as posições dos autores sobre o evento refere-se ao seguinte aspecto:

a) ideário republicano
b) reação da população
c) caráter elitista do movimento
d) caracterização política do regime

7) A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Contudo, sua consolidação se fez pela violência de duas revoluções. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

a) No plano ideológico, defendiam os federalistas a necessidade de um poder central forte e limitada autonomia aos Estados.
b) Floriano Peixoto assumira o cargo de Presidente da República, na condição de vice-presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional e se posicionou favoravelmente aos federalistas.
c) Desde o início, os rebeldes federalistas lutaram ao lado da Revolta da Armada, que se desenvolvia na Baía da Guanabara.
d) Esquadras estrangeiras penetraram na Baía da Guanabara, buscando tardiamente apoiar a marinha de guerra do Brasil.
e) Embora Floriano Peixoto tenha sido alcunhado de "Consolidador da República", os choques armados continuaram na Presidência de Prudente de Morais e somente terminaram no Governo de Campos Sales.

8) A crise do Encilhamento, ocorrida durante o primeiro governo republicano, provocou um grande descontrole na economia nacional. Essa crise
a) culminou com o desenvolvimento da forte política de industrialização no Brasil.
b) foi conseqüência da política econômico-financeira de emissão de papel-moeda e do crédito aberto, adotada por Rui Barbosa, então Ministro da Fazenda.
c) conteve a especulação, evitando a falência de banqueiros e industriais.
d) foi conseqüência da desvalorização dos preços do café no mercado internacional.
e) levou o Ministro Rui Barbosa e a elite agroexportadora a elaborarem o primeiro programa de valorização do café.

9) Leia o seguinte texto. "É um engano supor que o golpe de Estado de 15/11/1889 foi a materialização de um projeto de utopia, lentamente amadurecido por duas décadas de ação republicana. Talvez seja mais prudente supor que a relevância da propaganda republicana se deve, apenas, ao fato de que se proclamou uma república, que lhe reivindicou como memória". (Fonte: Lessa, Renato. "A invenção republicana". 1 988, p. 38.) Levando em consideração o texto acima, analise as seguintes afirmativas sobre as motivações e os desdobramentos da proclamação da República no Brasil (15.11.1889). I - Uma das principais causas do golpe foi a insatisfação de diversos segmentos da oficialidade militar, notadamente de alguns veteranos da Guerra do Paraguai e da "mocidade militar" da Escola Militar da Praia Vermelha. II - Após o golpe, o governo de Deodoro foi extremamente pacífico, apesar das disputas entre as diversas correntes republicanas (liberais, conservadores e girondinos). III - Ao contrário da proclamação da Independência em 1822, a proclamação da República foi um movimento que, apesar de liderado pelos militares, teve ampla e expressiva participação de setores populares, que formaram milícias nas principais cidades brasileiras. Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

10) Durante o Governo Republicano Provisório (1889- 1891), o Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, põe em prática uma política econômica caracterizada pela emissão de papel-moeda e pelo aumento das tarifas alfandegárias para os produtos estrangeiros, visando promover o crescimento industrial. Essa política ficou conhecida como

a) Plano de Metas.
b) Convênio de Taubaté.
c) Funding-loan.
d) Salvacionismo.
e) Encilhamento.

Gabarito:
1) B   2) B  3) B   4) a)Para simbolizar um novo regime.    b)Para mostrar sua preocupação com a ordem e o progresso do país, demonstrando as vantagens do nosso regime e garantir á todos de que houve mudança.
5) D   6) B   7) A   8) B   9) A   10) E

8 comentários:

  1. Caríssimos administrados, venho por meio deste informar que o gabarito da questão 02 está equivocado, ou seja, a resposta correta não é a alternativa B, mas a alternativa C. Assim, uma Característica inovadora dos primeiros anos republicanos foi a POLÍTICA DE INVESTIMENTOS EM EMPRESAS, defendidas por Rui Barbosa e que causará a crise do Encilhamento.
    Forte abraço e espero ter contribuído.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos administrados, venho por meio deste informar que o gabarito da questão 02 está equivocado, ou seja, a resposta correta não é a alternativa B, mas a alternativa C. Assim, uma Característica inovadora dos primeiros anos republicanos foi a POLÍTICA DE INVESTIMENTOS EM EMPRESAS, defendidas por Rui Barbosa e que causará a crise do Encilhamento.
    Forte abraço e espero ter contribuído.

    ResponderExcluir
  3. A 7 está errada, pois a letra A fala de um estado federalista, ou seja , com ilimitada autonomia dos estados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então qual é a alternativa correta, por favor?

      Excluir