sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Principais doenças causadas por fungos


Doenças fungicas

- Tinea do corpo: micose superficial da pele, caracterizada por machas arredondadas com presença de coceira.

- Tinea da cabeça: micose superficial que se desenvolve no couro cabeludo, formando falhas no cabelo. Contagiosa, é muito comum em crianças.

- Tinea da virilha: micose superficial que causa bastante coceira. Atinge pernas e virilhas.

- Pitiríase versicolor: micose superficial que atinge principalmente áreas com grande oleosidade. Formam manchas brancas com presença de descamação.

- Candidíase: doença causada por fungos que pode afetar tanto a pele quanto as membranas mucosas. Dependendo da região afetada ela poderá ser classificada como candidíase oral, intertrigo, vaginal, onicomicose ou paroníquia.

- Histoplasmose: infecção fúngica.

- Onimicose (micose das unhas): infecção causada por fungos e que atinge as unhas. 

- Impingem: é uma micose que atinge a pele superficialmente. Essa infecção se caracteriza por formar lesões arredondadas que coçam e formam uma área da pele com bordas vermelhas.  

- pano branco: é uma micose que  forma manchas claras na pele, principalmente na região do tronco, rosto, pescoço e braços. A candidíase também é um tipo de micose que causa muita coceira e vermelhidão na área afetada (geralmente a virilha).

Como evitar



  • Evitar andar descalço, principalmente em pisos úmidos ou públicos, como vestiários de piscinas;
  • Na praia, usar sempre chinelo;
  • Não usar toalhas ou calçados de outras pessoas;
  • Evitar usar o mesmo sapato por dias seguidos; as meias devem ser trocadas diariamente. Não usá-las sem, antes, lavá-las;
  • Ao sair do banho, enxugar-se bem, principalmente onde há dobras e entre os dedos;
  • Usar roupas íntimas, de preferência, de algodão, pois as fibras sintéticas retêm o suor;
  • Quando for ao manicuro ou pedicuro, levar seu próprio material. Caso contrário, certificar-se de que o material usado pelo profissional está todo devidamente esterilizado;
  • Evitar ficar por muito tempo, com roupas de banho molhadas.
Além das micoses, os fungos podem provocar irritações no sistema respiratório, que vão desde alergias simples, rinites e bronquites até asma, doença que se caracteriza pela inflamação crônica das vias aéreas, provocando dificuldade respiratória. Essas doenças são provocadas pelos esporos de diferentes tipos de fungos presentes na poeira que se acumula em carpetes, tapetes, cortinas e condiciona-dores de ar. É por isso que nossas casas devem ser arejadas, ensolaradas e limpas.

questões 

1) Alguns fungos são causadores de doenças, enquanto outros são usados para nosso benefício. Dê um exemplo de cada tipo, explicando o que fazem.

2) O molho de soja mofado vem sendo usado na China, há mais de 2.500 anos, no combate a infecções de pele. Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros russos das prisões alemãs, que aceitavam comer pão mofado, sofriam menos infecções de pele que os demais prisioneiros, os quais recusavam esse alimento.

a) O que é mofo?
b) Por que esses alimentos mofados podem combater as infecções de pele?

Gabarito:

1) Penicillium sp (produção do antibiótico – penicilina)
Candida albicans – causa a candidíase
2) a) Nome vulgar para alguns tipos de fungos.
b) Porque preoduzem determinadas substâncias que atuam como antibióticos.



Flag Counter

Nenhum comentário:

Postar um comentário