domingo, 13 de janeiro de 2013

Poríferos questões vestibular

Características gerais dos poríferos

Surgiram há cerca de um bilhão de anos e, provavelmente, se originaram de seres unicelulares heterótrofos que se agrupam em colônias. Os poríferos ou espongiários são animais invertebrados, aquáticos, fixos, heterótrofos eucariontes, com uma estrutura muito simples, mostrando que são animais primitivos. Suas células são, de certa  forma, independentes, realizando funções diferentes, sendo, portanto, especializadas. São aneuromiários pois não possuem sistema nervoso, nem muscular. Em todo o corpo do animal existem poros por onde a água circula continuamente.


Os poríferos são animais sem tecidos definidos

As esponjas possuem uma cavidade interna chamada átrio, que na sua parte superior possui uma abertura, o ósculo, que serve para eliminar a água com as substâncias desnecessárias à nutrição do animal e com os detritos resultantes da atividade celular.

São três os tipos de organização das esponjas em ordem crescente de complexidade: áscon, sícon e lêucon.

As esponjas do tipo áscon são as mais simples. A água entra através dos poros.

As esponjas do tipo sícon são uma forma intermediária, nas quais a água entra através dos canais inalantes, passando para os canais exalantes até chegar ao átrio e sair pelo ósculo.

As do tipo lêucon possuem estrutura mais complexa. A água entra pelos cabais inalantes, passa por câmaras vibráteis onde o alimento é retido e digerido, saindo pelos canais exalantes até chegar ao átrio e sair pelo ósculo.

Esses animais não possuem órgãos especializados para digestão, excreção ou reprodução, sendo que essas funções são realizadas por diferentes células.

Externamente, as esponjas são recobertas por células achatadas, os pinacócitos, e por células cilíndricas  os porócitos, que possuem um canal central que permitem a entrada de água. A camada interna é formada por células dotadas de um "colarinho" com um flagelo no centro, os coanócitos. A principal função dos coanócitos é reter e digerir o alimento que chega com a água.

A mesogleia tem um aspecto gelatinoso e é constituída principalmente por amebócitos com a função de distribuir o alimento pelo corpo da esponja, formar espículas, esponginas e gametas.

As espículas dão sustentação e resistência aos espongiários. Podem ter diferentes formas e, de acordo com a sua composição, as esponjas são divididas em três classes:

Calcarea: apresentam espículas calcárias.
Hexactinellidae: possuem espículas silicosas.
Dermospongiae: apresentam o esqueleto de espongina e podem ou não ter espículas silicosas. Representantes desta classe são usadas como esponjas para banho.


Por regeneração de partes perdidas do corpo e formação de broto a partir da célula-mãe se dá a reprodução assexuada dos espongiários. 

A reprodução sexuada pode existir, consistindo em fecundação dos espermatozoides (que se diferenciam a partir dos coanócitos) com óvulos (diferenciados a partir dos amebócitos ou coanócitos) no meso-hilo, resultando em uma blástula ciliada que, após algum tempo vivendo como componente do plâncton, se fixa a um substrato e se torna uma esponja verdadeira. 

Apesar de a maioria das esponjas ser monoica, há espécies dioicas, com sexos separados.


questões resolvidas sobre poríferos


1) (UFPI) Indique as características que tornam os organismos do filo Porifera bem diferentes daqueles de outros filos animais:

a) Não podem se reproduzir.
b) As formas adultas são sésseis.
c) Não respondem a estímulos externos.
d) Alimentam-se através de mecanismos de filtração.
e) Suas células não são organizadas em tecidos.

2) (UFSJ) A digestão dos Poríferos (esponjas) é intracelular e realizada por células chamadas:

a) arqueócitos. 
b) porócitos. 
c) coanócitos. 
d) pinacócitos. 
e) amebócitos.

3) (FURG/2008) Assinale a alternativa que apresenta a função dos tipos celulares de Porífera.

a) A digestão do alimento é realizada pelos coanócitos, e os nutrientes são distribuídos pelos pinacócitos.
b) Os coanócitos são responsáveis pela fagocitose das partículas alimentares.
c) Os amebócitos são responsáveis somente pela produção das espículas.
d) Os porócitos são as células que circundam a abertura do ósculo, por onde entra a água para a espongiocele.
e) Os pinacócitos formam o tecido presente entre a parede externa do corpo e a parede da espongiocele.

4) (UFAC/2009)   Sobre os poríferos qual das afirmativas abaixo é verdadeira?

a) São organismos invertebrados que possuem corpo com simetria bilateral e superfície porosa.
b) São organismos invertebrados, com corpo sustentado somente por fibras de espongina, que possuem coa-nócitos como tipo celular característico. Vivem principalmente em ambiente marinho. 
c) São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente no mar, e se reproduzem exclusivamente de forma sexuada. 
d) São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente em água doce, e vivem fixados a um substrato. 
e) São organismos invertebrados, com corpo sustentado por espículas ou fibras que possuem coanócitos como tipo celular característico e vivem principalmente em ambiente marinho. 

5) (PUC-RS) Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que:

a) as esponjas de estrutura asconoide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial.
b) o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.
c) abaixo dos pinacócitos se encontra uma matriz proteica gelatinosa contendo material esquelético e amebócitos.
d) os espongiários do tipo leuconoide são os únicos que não apresentam poros na superfície do corpo.
e) O sistema nervoso dos espongiários é pouco desenvolvido, mas já apresenta neurônios de vários tipos.

6) Os poríferos, assim como ocorre em outros animais, têm grande capacidade de regeneração. Essa regeneração ocorre pela presença de células totipotentes capazes de se multiplicar originando outras células. Qual o nome dessas células?

a) porócito
b) amebócito
c) coanócito
d) escleroblasto
e) espongina

7) Os poríferos são animais também conhecidos como esponjas por possuírem poros por todo corpo. Mas em qual ambiente podemos encontrar os poríferos?

8) Explique o processo de nutrição de um porífero.

9) Observe o desenho e responda:

a) O que é átrio ou espongiocele?
b) O que é ósculo?
c) Quais os diferentes tipos de células presentes nos poríferos e quais suas funções?

10) Os poríferos, quanto ao seu modo de vida, são animais sésseis, por quê?

11) (MED. TAUBATÉ) Coanócitos são:

a) células características dos espongiários (poríferos);
b) células características dos celenterados;
c) células reprodutivas;
d) formas jovens dos poríferos;
e) o mesmo que cnidoblastos.

12) (UNISA) Espongiários são animais:

a) exclusivamente marinhos;
b) pseudocelomados;
c) diblásticos;
d) triblásticos;
e) com metagênese.

13) FUND. CARLOS CHAGAS) Células que revestem externamente as esponjas e as que revestem a espongiocela são, respectivamente:

a) amebócitos e espículas;
b) pinacócitos e coanócitos;
c) coanócitos e pinacócitos;
d) arqueócitos e espículas;
e) pinacócitos e amebócitos.

14) (UFPR) O filo porífera é representado pelas esponjas. Na figura, as letras A, B e C referem-se aos aspectos reprodutivos destes animais.
proriferos 
01. A representa um tipo de reprodução assexuada.
02. B representa um tipo de reprodução sexuada.
04. C representa, pela presença de células sexuais, a reprodução sexuada.
08. A é denominado brotamento.
16. Para a formação do ovo, em C, deve ocorrer a fecundação.
32. Em A e B, os organismos produzidos por estes mecanismos possuem diferenças genéticas em relação ao indivíduo que lhe deu origem.
64. O fenômeno apresentado, em C, possibilita o aumento da variabilidade entre as esponjas.

15) (UFPE) Nos poríferos, o mesênquima é uma massa gelatinosa, onde estão imersos elementos de sustentação, e os __________ são células de formato irregular que se movimentam por pseudópodos. Dentre outras funções, essas células participam na formação do esqueleto através dos(das) __________ e na distribuição dos nutrientes obtidos na digestão executada pelos __________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. 

a) coanócitos - espículas - pinacócitos 
b) amebócitos - pinacócitos - coanócitos 
c) amebócitos - espículas - coanócitos 
d) pinacócitos - amebócitos - porócitos 
e) porócitos - pinacócitos - amebócitos

Gabarito:

1) E   2) C   3) B  4) E   5) C   6) B   7) Os poríferos são aquáticos, ou seja, vivem na água, sendo a maioria de vida marinha, presentes em águas costeiras, rasas e quentes. Eles necessitam deste ambiente, pois são animais filtradores, necessitando da água para carrear seu alimento, oxigênio e minerais.
8) Os poríferos se alimentam absorvendo partículas orgânicas do meio que passam pelos seus poros. Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero. O alimento é capturado por fagocitose e pinocitose e é digerido ou transferido para células chamadas amebócitos. Assim, distribuem os nutrientes por todo o porífero.   9) a) Átrio ou espongiocele é uma cavidade que fica dentro do animal, é o espaço onde a água circula em direção ao ósculo.
b) Ósculo é a região superior da esponja, por onde a água flui para o exterior do porífero. É uma abertura.
c) - Coanócitos – geram o fluxo de água que irá carrear o alimento e oxigênio, por meio de batimentos de seus flagelos. Os coanócitos são as células que fagocitam os alimentos. Nos coanócitos há presença de um colarinho que possui microvilosidades, o que aumenta a superfície de contato da região com os alimentos. Formam a coanoderme.
- Pinacócito – estas células são responsáveis pelo revestimento do animal, formando a epiderme, que também possui porócitos. São células achatadas e bastante unidas que formam a pinacoderme.
- Porócitos – são células que ficam entre os pinacócitos, têm a forma de um canal que atravessa o porífero. A água entra no porífero pelos porócitos. É responsável pela formação de óstios, orifícios ou poros microscópicos.
- Arqueócitos ou amebócitos – célula capaz de originar outras células, também é responsável por digestão e transporte interno. Locomovem-se por movimentos ameboides com projeções chamadas pseudópodes no meso-hilo. O meso-hilo é a região formada por material gelatinoso que está entre a pinacoderme e a coanoderme.
- Esclerócito – são responsáveis pela excreção do esqueleto.
10) A palavra séssil vem do latim e significa diretamente ligado. Os poríferos não apresentam órgão de locomoção e vivem, geralmente, presos a substratos, como rochas e conchas, permanecendo sozinhos ou formando colônias de variadas formas e cores.
11) A   12) C   13) B    14) V F V V V F V   15) C

15 comentários:

  1. O gabarito do número 12 esta incorreto !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A correta é a letra A

      Excluir
    2. Não é não, poríferos são tanto de água doce quanto salgada

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Na verdade, não há resposta correta na questão 12. Pois OS PORÍFEROS NÃO SÃO ANIMAIS DIBLÁSTICOS pois a classificação quanto ao número de folhetos embrionários depende da existência ou não da cavidade digestiva, e os poríferos são Parazoários (sem cavidade). E a classificação quanto aos folhetos embrionários só começa a partir dos Cnidários, e estes sim são Diblásticos. Tratar os poríferos como animais Diblásticos é um equivoco, e um erro, em se tratando do Vestibular. E também, os mesmos não podem ser exclusivamente marinhos (mar), pois existem espécies de água doce ( dulcícolas).

      Att,

      Acadêmico em Ciências Biológicas

      Excluir
  2. Eles não são exclusivamente marinhos, ""A MAIORIA são marinho, mais todos são aquáticos"", ou seja, nem todos são de água salgada..

    ResponderExcluir
  3. A questão 12 tá anulada. O gabarito está errado!

    ResponderExcluir
  4. São exclusivamente marinhos, apenas 55 espécies vivem em água doce. Não são diblásticos pois não possuem ectoderme e endoderme. A resposta correta da questão 12 é a letra "A"

    ResponderExcluir
  5. A questão 12 não apresenta resolução. Os poríferos podem ser marinhos ou dulcícolos, o pseudoceloma só aparece nos nematelmintos, não possuem organização tecidual e a metagênese é uma característica que pode ocorrer nos cnidários.

    ResponderExcluir
  6. A questão 12 não tem nenhuma resposta correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, letra c. Mesmo aprendendo que os poríferos são hablásticos. Existem livros e questõe de vestibulares que os calssificam com diblástos.

      Excluir
    2. Pra ser diblástico tem que ter endoderme e ectoderme. O porífero não chega na fase de gástrula, ele só chega na fase de blástula.

      Excluir
  7. Questão 2 - Não seria amebócitos responsáveis pela digestão? Coanócitos captura os alimentos. wtf

    ResponderExcluir
  8. Questão 2 - Não seria amebócitos responsáveis pela digestão? Coanócitos captura os alimentos. wtf

    ResponderExcluir