domingo, 20 de janeiro de 2013

pecuária questões vestibular


Artigo sobre as características da pecuária no Brasil e questões de vestibular

Pecuária brasileira

A pecuária brasileira se iniciou nos estados do Nordeste durante o século XVI, mais precisamente, na capitania de São Vicente para onde foram trazidas cabeças de gado vindas de Cabo Verde. Depois, em 1550, Tomé de Sousa trouxe novo carregamento, desta vez, para Salvador, de onde a pecuária se estenderia para outras regiões do Nordeste, principalmente Pernambuco, Maranhão e Piauí.
De início a criação de gado era apenas uma atividade complementar nas fazendas agropecuárias e o principal uso dos animais era como tração nos engenhos. Mas, a partir do século XVII, e o crescimento tanto de uma quanto de outra atividade, a criação de gado foi se expandindo e se tornando uma atividade independente.


Atualmente, o Brasil é o quinto maior país do mundo em território, com 8,5 milhões de km² de extensão, com cerca de 20% da sua área (174 milhões de hectares) ocupada por pastagens. Apesar de ser um país predominantemente tropical, possui uma grande variabilidade climática, refletindo nos regimes pluviométricos e conseqüentemente nos sistemas de produção pecuários.
Como a maior parte do rebanho de 209 milhões de cabeças é criada a pasto (estima-se que somente 3% do rebanho são terminados em sistema intensivo), as chuvas interferem diretamente na qualidade das pastagens e, portanto, na oferta e preço do gado de região para região.
A grande variedade de sistemas produtivos em um território tão vasto também reflete na diversificação dos produtos. O Brasil hoje pode atender qualquer mercado no mundo, sejam nichos específicos, com carnes mais nobres (carne gourmet ou culinária) até cortes de menor valor (carne ingrediente), sejam mais magras ou com maior teor de gordura, sob qualquer demanda de volume.
A década de 2000 foi marcada pela consolidação do Brasil como potência na produção e exportação de carne bovina, sendo que o Brasil assumiu a primeira colocação dentre os exportadores em 2004.

A tecnologia aplicada à pecuária está cada dia mais presente no rebanho brasileiro. Aliada ao desenvolvimento de pesquisa nacional e de técnicas específicas aos sistemas produtivos, ela está impulsionando os índices de produtividade dos animais e colaborando para uma pecuária cada dia mais eficiente e sustentável. Os avanços são bastante visíveis, de forma que, ocupando exatamente a mesma área, o rebanho bovino brasileiro poderia facilmente dobrar, com a implementação de ferramentas simples de manejo e tecnologia.

Neste contexto de sustentabilidade, é importante ressaltar que o Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo, mantendo 68% da área do seu território com florestas preservadas.
Grandes avanços já foram obtidos e, certamente não irão parar por aqui. O potencial da pecuária brasileira é enorme.

Aspectos da pecuária no Brasil


A pecuária brasileira é formada por rebanhos de animais de grande porte (bovino, búfalos, equino, asinino e muar), médio porte (suíno, caprino e ovino) e animais de pequeno porte (galos, frangas, frangos e pintos, galinhas, codornas e coelhos).

Pecuária Brasileira
Segundo dados do Ministério da Fazenda, a pecuária brasileira é hoje uma das mais modernas do planeta, fazendo com que o país lidere o ranking dos maiores exportadores de carne bovina e de frangos do mundo. A carne bovina tem entre os principais destinos o Chile, Países Baixos, Egito, Reino Unido, Itália, Arábia Saudita e Alemanha. As exportações brasileiras de frango in natura e industrializado destinam-se, em grande parte, à Arábia Saudita, Japão, Países Baixos, Alemanha, Rússia e Hong Kong. Relevante também são as exportações brasileiras de carne suína, as quais têm na Rússia, Hong Kong, Argentina, Cingapura e Uruguai os principais consumidores.

Pecuária Brasileira

Segundo dados do relatório “Produção da Pecuária Municipal 2007” do IBGE, os estados brasileiros com maior efetivo bovino são o Mato Grosso, com 12% do total nacional e Minas Gerais, com 11,3%. Na Amazônia Legal encontra-se 35% do rebanho bovino nacional, abrigados principalmente no sul do Pará, norte de Mato Grosso e Rondônia. No âmbito municipal, os maiores efetivos de bois estão em Corumbá (MS), São Félix do Xingu (PA) e Ribas do Rio Pardo (MS). Se analisada a participação sobre o valor total dos produtos da agropecuária, esse mercado é liderado por Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, sucessivamente.

O sul do país abriga a maior concentração de suínos e coelhos do Brasil. Na atividade suína o estado de Santa Catarina é o destaque da região, possuindo sozinho 19,9% do efetivo nacional. O Sul responde ainda pelo maior efetivo brasileiro de galináceos (galos, frangas, frangos, pintos e galinhas). Os três estados dessa região então entre os maiores produtores do Brasil. A galinha, no entanto, tem a maior concentração no sudeste do país, região que detém também o maior efetivo de codorna.


Pecuária Brasileira
Já a região Norte abriga a maior quantidade de búfalos do Brasil. Por sua vez, o Nordeste possui em suas terras os maiores efetivos de asnos, mulas, cabras, bodes e ovelhas.

Quanto à produção de derivados animais, o Brasil tem nos municípios de Castro (PR), Pompeu (MG) e Marechal Cândido Rondon (PR), respectivamente, os maiores produtores de leite. A região Sudeste é a maior produtora de ovos de galinha do Brasil. Nela destaca-se o estado de São Paulo, que sozinho produz mais do que toda a região Sul, segunda colocada do ranking nacional.

A região Sul responde quase que sozinha (96,9% do total) pela criação de ovinos para a tosquia, destinada à produção de lã. O Rio Grande do Sul tem o maior efetivo com essa finalidade, e o município gaúcho de Santana do Livramento é o maior produtor nacional de lã.

O Rio Grande do Sul e Paraná são, respectivamente, os maiores produtores de mel. No entanto, os maiores municípios produtores estão no Nordeste: Picos (PI), Limoeiro do Norte (CE) e Santana do Cariri (CE).

Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Questões Pecuária brasileira
 As questões 01 e 02 estão ligadas ao texto a seguir:

 "O homem está destruindo, em poucas décadas, o que a natureza levou milhões de anos para construir. A enorme capa de basalto, encobrindo o arenito, já está totalmente desaparecida, em virtude da erosão. A prática da queima e o pisoteio dos campos pelo gado bovino e principalmente ovino, não permitem uma margem de tempo para que a terra recupere suas qualidades naturais."

1) O texto acima aplica-se melhor às áreas agropecuárias do:

a) sul de Goiás
b) oeste de Mato Grosso
c) oeste de Mato Grosso do Sul
d) norte do Paraná
e) oeste do Rio Grande do Sul

 2) Qual das seguintes alternativas apresenta o tema mais abrangente do texto?

a) Degradação dos recursos naturais.
b) Empobrecimento de áreas agrícolas.
c) Erosão em solos de campos.
d) Conseqüências de atividades pecuárias.
e) Conseqüências do desmatamento.


3) (UNISA) Na região Sudeste, dois Estados se destacam na criação de gado:

a) Espírito Santo e Rio de Janeiro;
b) Minas Gerais e Espírito Santo;
c) São Paulo e Rio de Janeiro;
d) Minas Gerais e São Paulo;
e) Rio de Janeiro e Minas Gerais.


4) (FUVEST) "Até hoje, a produção leiteira é das mais importantes do vale que se tornou uma das mais fortes áreas da zona de laticínios da Região." O vale e a Região a que se refere o texto são, respectivamente:

a) Vale do Paraíba e Região Sudeste;
b) Vale do Ribeira e Região Sudeste;
c) Vale do Rio Doce e Região Sudeste;
d) Vale do São Francisco e Região Nordeste;
e) Vale do Itajaí e Região Sul.

5)  (PUC) A Região Sul se destaca em termos de atividade criatória e entre as regiões brasileiras é a que dispõe do maior rebanho de:
                                 
a) bovinos e eqüinos
b) eqüinos e asininos
c) asininos e muares
d) suínos e ovinos
e) ovinos e caprinos
                                 
                                
6) (MACKENZIE) O Pantanal mato-grossense possui características singulares que o individualizam e tornam uma unidade fisiográfica e morfoestrutural única no território brasileiro, com uma economia caracterizada pela:
                                 
a) criação extensiva de gado bovino.
b) criação intensiva de gado bovino.
c) extração mineral.
d) elevada densidade de produção agrícola.
e) policultura comercial.


7) (CESGRANRIO) Que atividade econômica foi desenvolvida no Vale do Paraíba do Sul, como fase intermediária entre a cultura cafeeira e a indústria?

a) plantação de milho
b) cultivo de videira
c) plantação de algodão
d) pecuária leiteira
e) rizicultura

8) (UFMG) Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre a atividade pecuária no processo de colonização no Brasil, exceto:

a) Constituiu-se numa atividade subsidiária de grande lavoura.
b) Criou núcleos urbanos destinados ao comércio do couro.
c) Destinou grande parte da produção de charque para o mercado externo.
d) Foi um dos elementos importantes na interiorização da colonização.
e) Produziu a figura do vaqueiro, um trabalhador livre geralmente pago em espécie.

9) (Fuvest-SP) "Os que trazem [o gado] são brancos, mulatos e pretos, e também índios, que com este trabalho procuram ter algum lucro. Guiam-se indo uns adiante cantando, para serem seguidos pelo gado, e outros vêm atrás das reses, tangendo-as, tendo o cuidado para que não saiam do caminho ou se amontoem". (ANTONIL, Cultura e opulência do Brasil, 1711.)

O texto expressa uma atividade econômica característica

a) do sertão nordestino, dando origem a trabalhadores diferenciados do resto da colônia.
b) das regiões canavieiras onde se utilizava mão de obra disponível da entressafra do açúcar.
c) de todo o território da América portuguesa, onde era fácil obter mão de obra indígena e negra.
d) das regiões do nordeste, produtoras de charque, que empregavam mão de obra assalariada.
e) do sul da colônia, visando abastecer de carne a região açucareira do Nordeste.  

10) (Vunesp-SP) A pecuária, além de contribuir para a interiorização da colonização, complementava as atividades econômicas açucareira do litoral nordestino e a aurífera das Minas Gerais. Indique o fator natural que contribuiu para a multiplicação do rebanho bovino no extremo sul da Colônia e esclareça a razão de seu relacionamento com as Minas Gerais.

11) (UEL-PR) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na

a) ocupação das áreas litorâneas
b) expulsão do assalariado do campo
c) formação e exploração dos minifúndios
d) fixação do escravo na agricultura
e) expansão para o interior

Gabarito:

1) E   2) A   3) D   4) A   5) D   6) A   7) D   8) C   9) A   10) Analisando as características naturais da região sul, observamos que o relevo plano e a rica pastagem natural foram fatores importantes para que a pecuária em larga escala ali se desenvolvesse. Desse modo, vemos que existia um ambiente adaptado ao desenvolvimento das estâncias de gado que, ao longo do tempo, foram de grande importância para a articulação do comércio interno da colônia.   11) E


Nenhum comentário:

Postar um comentário