quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Insetos resumo

Insetos

Características gerais

Os principais representantes dessa classe encontramos com mais facilidade no dia-a-dia; por exemplo: formiga, barata, mosquito, borboleta, mosca, besouro, joaninha, abelha, gafanhoto, entre muitos outros.
Com grande capacidade reprodutiva, os insetos formam a única classe de invertebrados com representantes dotados de asas, o que contribui para o sucesso na ocupação de todos os ambientes do planeta exceto as águas oceânicas mais profundas.
Na cabeça há um par de antenas e uma par de olhos, além do aparelho bucal. O tipo de aparelho bucal relaciona-se ao tipo de alimentação do inseto e é utilizado pelos cientistas como um dos principais critérios de classificação.

As tão doloridas picadas de abelhas não são feitas pelo aparelho bucal, mas sim pelo ferrão localizado na extremidade do abdome, ligado a uma glândula que produz veneno.

Digestão dos insetos

Vários artrópodes são carnívoros, mas há também os herbívoros, que se alimentam de diferentes partes das plantas.
O sistema digestório dos insetos é completo, e os resíduos alimentares, isto é, as fezes, são eliminados pelos ânus.
 Excreção dos insetos
A excreção é feita pelos tubos de Malpighi. Estão mergulhados nas cavidades corporais (hemoceles) de onde retiram resíduos metabólicos, e abrem-se no intestino. Logo, os excretas são eliminados juntamente com as fezes. O principal resíduo metabólico dos insetos é o ácido úrico.
Circulação dos insetos

A circulação dos insetos é aberta, isto é, o "sangue" não circula apenas dentro dos vasos, mas banha espaços do corpo do animal. Esse "sangue" é incolor ou ligeiramente azulado e não transporta gases, apenas os nutrientes.

Respiração
 Insetos, diplópodes e quilópodes respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traquéias.
A traquéia está ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espiráculos da traquéia.
Os crustáceos, podem ter respiração branquial. As brânquias são estruturas que retiram oxigênio dissolvido na água para a respiração animal. Estão presentes em grande parte dos invertebrados aquáticos e nos peixes. Os microcrustáceos (crustáceos muito pequenos) fazem respiração cutânea, isto é, respiram pela pele.


Reprodução dos insetos

Nos insetos o sexo é separado e a fecundação é interna, isto é, o macho lança os gametas masculinos dentro do corpo da fêmea.
desenvolvimento pode ser direto: os filhotes já nascem semelhantes aos pais, como é o caso de muitos aracnídeos, e portanto esses animais não passam por metamorfose.


No desenvolvimento indireto, como ocorre com grande parte dos insetos, o animal que sai do ovo passa por uma metamorfose antes de atingir a vida adulta.


metamorfose pode ser completa ou incompleta. Na metamorfose completa, o animal passa pelas fases de larva, pupa e adulto - isso ocorre, por exemplo, nas borboletas e moscas. Na metamorfose incompleta, não há a fase de larva ou a de pupa - é o que ocorre, por exemplo, com as baratas e os gafanhotos.
Fonte: sobiologia.com.br

Exercícios sobre os insetos
1) (MED. SANTOS) As alternativas apresentam estruturas encontradas nos insetos. Assinale a relação que está correta:

a) traquéia - espiráculo;
b) peças bucais - ferrão;
c) olho composto - omatídeo;
d) tubos de Malpighi - trato digestório;
e) asas - tórax.

2) O gafanhoto, a aranha e o camarão têm em comum:

a) um par de antenas;
b) o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen;
c) a respiração traqueal;
d) pertencerem ao filo dos artrópodos;
e) possuírem 3 pares de patas articuladas.

3)  (POUSO ALEGRE) Estudos feitos com certos animais, principalmente insetos sociais, permitiram evidenciar a presença  de certas substâncias que agiam como mensageiros químicos entre o indivíduos. As substâncias em questão são designadas pelo nome de:

a) geléia real
b) hormônio
c) ferormônio
d) odor animal
e) erudina

4) (UEPB) As estruturas sensoriais microscópicas que realizam função tátil e olfativa nos insetos estão localizadas:

a) nas antenas;
b) nas quelíceras;
c) nos ocelos;
d) nos pedipalpos;
e) no aparelho bucal.

5) (MED. UBERLÂNDIA) São características de insetos e aracnídeos, respectivamente:

a) 2 quelíceras - 4 quelíceras;
b) divisão do corpo em: cabeça, tórax e abdômen - divisão em: cefalotórax e abdômen;
c) 2 antenas - 4 antenas;
d) 2 antenas e seis patas - 2 antenas e 8 patas;
e) n.d.a.

6) (PUCC) Os insetos vulgarmente chamados de "traças-dos-livros" são:

a) sifonápteros
b) metábolos
c) odonatas
d) ametábolos
e) n.d.a.
7) "O laço de fita ... parece uma borboleta ..." que acabou de passar por profundas transformações, devido 

( ) ao exoesqueleto desse animal, que é permeável a gases e lhe permite mudar constantemente de forma. 
( ) ao seu cefalotórax, que tem quatro pares de asas abdominais e garante o crescimento contínuo do corpo. 
( ) ao seu processo de desenvolvimento indireto, que tem, no início da vida, uma forma larval voraz. 
( ) à metamorfose completa, que altera a morfologia do corpo e termina na fase adulta.

8) Em um cupinzeiro, podem ser encontrados cupins com diferentes formas:
operários, soldados, machos alados e fêmeas aladas. Assinale a alternativa que melhor se relaciona com a existência dessas diferentes formas. 

a) Esses animais não vivem em sociedade. 
b) Esses animais disputam diferentes funções. 
c) Esses animais possuem divisão de trabalho. 
d) São necessários cuidados diferenciados com o alimento fungo. 
e) As diferentes funções levam à necessidade de diferentes formas.

9) Abelhas apresentam três castas sociais:
as operárias, fêmeas estéreis que realizam o trabalho da colméia, a rainha e o zangão, encarregados da reprodução. Esta divisão de trabalho caracteriza 

a) sociedade isomorfa com relações intra-específicas harmônicas. 
b) sociedade heteromorfa com relações intra-específicas harmônicas. 
c) colônia heteromorfa com relações inter-específicas harmônicas. 
d) colônia isomorfa com relações inter-específicas harmônicas. 
e) colônia heteromorfa com relações intra-específicas harmônicas.

10) Alguns seres vivos, como as abelhas e os pulgões, conseguem produzir indivíduos sem que a fêmea receba o espermatozoide para fecundar o óvulo. Este fenômeno é chamado de:


a) poliembrionia. 
b) partenogênese. 
c) metagênese. 
d) nidação. 
e) filogenia.

11) (UFBA) A partir de registros fósseis, sabe-se que no Período Jurássico a 200 milhões de anos atrás, haviam cerca de 300 Famílias de insetos; enquanto entre os quadrúpedes haviam cerca de 100 Famílias. A partir do Período Cretáceo, há cerca de 100 milhões de anos até o Período Terciário, mais recente, o número de Famílias de Insetos quadruplicou enquanto o número de Famílias de quadrúpedes apenas dobrou. Percebe-se que os insetos constituem um grupo bastante bem sucedido na conquista do ambiente terrestre. Uma das características que possibilitou essa adaptação foi a presença de:

a) respiração traqueal. 
b) circulação fechada. 
c) fecundação externa. 
d) tubo digestivo incompleto. 
e) carapaça permeável.

12) Os insetos que possuem aparelho bucal representado nas figuras I, II, III e IV a seguir são, respectivamente:


a) abelha, pernilongo, borboleta e gafanhoto.
b) abelha, mosca, barata, pernilongo.
c) barata, borboleta, abelha, gafanhoto.
d) borboleta, pernilongo, gafanhoto, mosca.
e) pernilongo, abelha, borboleta, barata.
13) (UNB) Durante o verão, podemos ouvir, com freqüência, o canto das cigarras, que é um som emitido pelos machos para atrair as fêmeas ao acasalamento. Nesse mesmo período, observamos exoesqueletos de cigarras presos às árvores, que popularmente são mencionados como cigarras "estouradas" de tanto cantar. Sabe-se que, na verdade, é o resultado do crescimento que ocasiona as "mudas" nos insetos. O hormônio responsável pelas "mudas" nos insetos é o:
a) feromônio. 
b) ácido abcísico. 
c) auxina. 
d) ecdisona. 
e) adrenalina.
14) O número de espécies dos grandes grupos animais está proporcionalmente representado no diagrama a seguir. 
a) Um dos filos inclui a classe dos invertebrados mais abundantes em número de espécies. Qual é essa classe? 
b) Indique duas características morfológicas que contribuíram para o sucesso dessa classe. Justifique. 
15) Um grupo de estudantes em um passeio na mata encontra um tipo de animal que apresenta as seguintes características:
corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, 6 patas no tórax e um par de antenas bem visíveis. Este animal trata-se de um:

a) inseto 
b) crustáceo 
c) molusco 
d) aracnídeo 
e) anelídeo

16) (UEMA) Foram analisados dois insetos, designados por A e B, com as seguintes características:

A - apresenta dois pares de asas, tem aparelho bucal triturador e é hemimetábolo. 
B - apresenta um par de asas, tem aparelho bucal picador e é holometábolo. 
Os insetos A e B, anteriormente referidos, podem ser, respectivamente:

a) gafanhoto e formiga. 
b) formiga e barata. 
c) mosca e besouro. 
d) gafanhoto e pernilongo. 
e) borboleta e pernilongo.

17) "Os ...(I)..., por não apresentarem pigmentos respiratórios no sangue, não apresentam associação entre os sistemas ...(II)... e ...(III)... ." Para completar corretamente essa frase, os espaços I, II e III devem ser preenchidos, respectivamente, por:

a) insetos - respiratório - circulatório. 
b) nematóides - respiratório - circulatório. 
c) anelídeos - respiratório - excretor. 
d) moluscos - circulatório - excretor. 
e) crustáceos - circulatório - excretor.

18) A figura a seguir mostra o representante de um grupo de seres vivos bem adaptado na natureza. 


Assinale a opção que indica três características por esse "sucesso":

a) Presença de quitina, capacidade de vôo, respiração traqueal. 
b) Presença de quitina, formas hermafroditas, ovos megalécitos. 
c) Formas hermafroditas, ovos megalécitos, respiração traqueal. 
d) Ovos megalécitos, dimorfismo sexual, fecundação externa. 
e) Dimorfismo sexual, fecundação externa, capacidade de voo.

19) (UFMT) Você está vendo a figura esquematizada do corte longitudinal de um inseto.  As estruturas identificadas pelos algarismos 1, 2 e 3 são, respectivamente, 


a) gânglios cerebróides - coração - glândulas salivares. 
b) cecos gástricos - intestinos - túbulos de Malpighi. 
c) glândulas salivares - cordão nervoso - intestino posterior. 
d) coração - túbulos de Malpighi - cecos gástricos. 
e) coração - cordão nervoso - túbulos de Malpighi.

20) (FATEC-SP) Na ilustração estão representados cinco insetos. Considerando a ORDEM a que cada inseto pertence, assinale a alternativa em que os cinco insetos se encontram corretamente classificados:


a) Hemiptera - borboleta; 
Himenoptera - mosca; 
Lepidoptera - formiga; 
Coleoptera - besouro; 
Diptera - barbeiro. 


b) Hemiptera - formiga; Himenoptera - barbeiro; 
Lepidoptera - besouro; 
Coleoptera - borboleta; 
Diptera - mosca. 


c) Hemiptera - barbeiro; 
Himenoptera - formiga; 
Lepidoptera - borboleta; 
Coleoptera - besouro; 
Diptera - mosca. 


d) Hemiptera - barbeiro; 
Himenoptera formiga; 
Lepidoptera - borboleta; 
Coleoptera - mosca; 
Diptera - besouro. 


e) Hemiptera - formiga; 
Himenoptera - barbeiro; 
Lepidoptera - mosca; 
Coleoptera - besouro; 
Diptera - borboleta. 


Gabarito:

1) B   2) D   3) C   4) A   5) B   6) D   7) F F V V   8) C   9) B   10) B   11) A   12) A   13) D
14) a) Insetos.   b) Esqueleto   15) A   16) D   17) A   18) A   19) E    20) C

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