domingo, 13 de janeiro de 2013

Guerra do Paraguai questões vestibular


Artigo sobre a guerra do Paraguai com questões de vestibular

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864, a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.

Causas principais

Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre. 


Início e desenvolvimento do conflito:

- A guerra teve início em novembro de 1864, quando um navio brasileiro foi aprisionado pelos paraguaios no rio Paraguai.

- Em dezembro de 1864, o Paraguai invadiu o Mato Grosso.

- No começo de 1865, as tropas paraguaias invadiram Corrientes (Argentina) e logo em seguida o Rio Grande do Sul.

- Em 1 de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai selam um acordo para enfrentar o Paraguai. Contam com a ajuda da Inglaterra.

- Em 11 de junho de 1865 ocorreu um dos principais enfrentamentos da guerra, a Batalha de Riachuelo. A vitória brasileira neste enfrentamento naval foi determinante para a derrota do Paraguai.

- Em abril de 1866 ocorreu a invasão do Paraguai.

- Em 1869, sob a liderança de Duque de Caxias, os militares brasileiros chegam a Assunção.

- A guerra terminou em 1870 com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.

Saldo e consequências da Guerra:

- Nesta guerra morreram cerca de 300 mil pessoas (civis e militares);

- Cerca de 20% da população paraguaia morreu na guerra;

- A indústria paraguaia foi destruída e a economia ficou totalmente comprometida;

- O prejuízo financeiro para o Brasil, com os gastos de guerra, foi extremamente elevado e acabou por prejudicar a economia brasileira.

- A Inglaterra, que apoiou a Tríplice Aliança, aumentou sua influência na região.  

Exercícios sobre a Guerra do Paraguai

1) (UFU-MG) A Guerra do Paraguai, encerrada em 1870, foi um acontecimento com profundas implicações para os Estados que nela se envolveram militarmente. Considerando seus efeitos sobre o Império Brasileiro, podemos afirmar que:

I. o fortalecimento do exército, a participação de escravos na luta, o endividamento do Brasil e o abalo da opinião pública levaram a uma crise do Império, tendo como efeitos mais imediatos a criação do “Partido Republicano” e a aprovação da “Lei do Ventre Livre”.

II. a vitória brasileira possibilitou a reanexação da Cisplatina ao território do Império, repercutindo favoravelmente na opinião pública nacional e internacional.

III. o Brasil, com a vitória, conseguiu anexar parte do território do norte do Paraguai, obtendo acesso livre à navegação dos rios Paraná e Paraguai, fundamental à comunicação com o Mato Grosso.

IV. a vitória brasileira não satisfez a Inglaterra, que temia a afirmação do Brasil como uma grande potência econômica e militar na América do Sul. Assim, os ingleses buscaram atingir o Brasil com uma nova campanha contra a escravidão, levando à aprovação da “Lei do Ventre Livre”.

Assinale a alternativa correta:

a) II e III são corretas.
b) I e II são corretas.
c) I e III são corretas.
d) II e IV são corretas.

2) (Vunesp) Entre 1864 e 1870, a chamada  Tríplice Aliança enfrentou o Paraguai em um conflito que ficou conhecido como Grande Guerra ou Guerra do Paraguai.

a) Quais os países que formavam a Tríplice Aliança?
b) Como se deu o início do conflito entre o Brasil e o Paraguai?

3) (Vunesp) “A Guerra chegara ao fim. As cidades, as vilas, as aldeias estavam despovoadas. Sobrevivera um quarto da população – cerca de duzentas mil pessoas – noventa por cento do sexo feminino. Dos vinte mil homens ainda com vida, setenta e cinco por cento eram velhos acima de sessenta anos ou garotos menores de dez anos. Os próprios aliados ficaram abismados com a enormidade da catástrofe, a maior sucedida num país americano” – Mânlio Gancogni e Ivan Boris.

O texto refere-se ao conflito externo em que se envolveu o Império Brasileiro, conhecido como a Guerra:

a) da Cisplatina.
b) do Chaco.
c) de Canudos.
d) do Paraguai.
e) dos Farrapos.

4) (ACAFE/SC) A Guerra do Paraguai (1865/1870) foi um grande conflito que envolveu o Brasil durante o II Reinado. Acerca desse contexto, analise as afirmações a seguir:

I – O desenvolvimento econômico do Paraguai inquietava a Inglaterra, visto que os paraguaios tinham uma relativa independência do sistema capitalista internacional.
II – Para o Império brasileiro, o episódio que deu origem à guerra foi a invasão paraguaia no Rio Grande do Sul, onde Solano Lopes buscava, através do rio Guaíba, uma saída para o mar.
III – Os “Voluntários da Pátria”, batalhões organizados pelo Exército Imperial brasileiro, compostos principalmente por jovens educados na Europa que viam na guerra a oportunidade de ingressarem na carreira militar.
IV – Nessa guerra, as tropas brasileiras chegaram até a capital, Assunção, onde promoveram uma verdadeira carnificina contra as exauridas forças paraguaias e a população civil. 
Todas as afirmações corretas estão em:

a) III – IV
b) I – III
c) I – IV
d) II – IV
e) I – II – III

5)  (UFMS) A guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (1864-1870) foi um dos mais sangrentos conflitos bélicos ocorridos na América e, dada a sua significância, tem sido um tema bastante pesquisado por historiadores, cujos estudos mais recentes contrariam antigas idéias a respeito dessa luta armada. No que se refere a esses novos estudos e às antigas versões sobre a chamada Guerra do Paraguai, como o conflito é conhecido no Brasil, pode-se afirmar que: 

1 - tanto os estudos publicados nas décadas de 1970 e 1980 quanto os mais recentes, vulgarizados a partir da década de 1990, são unânimes na constatação de que, na época da guerra, o Paraguai era, de fato, o país mais próspero da América Latina, conhecido pela austera política de desenvolvimento econômico aliada à inclusão social;
2 - estudos recentes, como os de Francisco Doratioto, autor de Maldita Guerra: Nova História da Guerra do Paraguai (São Paulo: Companhia das Letras, 2002), mostram que as origens do conflito também podem estar no processo de consolidação dos Estados Nacionais na região platina;
4 - pesquisas desenvolvidas a partir da década de 1980 mostram que o quadro político, que se desenhara às vésperas da guerra, aproximou ideologicamente, pela primeira vez na história, o Brasil e a Argentina, os quais, juntamente com o Uruguai, compuseram a Tríplice Aliança;
8 - para os estrangeiros, na época da guerra, o Brasil tinha um exército constituído majoritariamente por fidalgos escravocratas, conhecido pelas crueldades praticadas contra a população pobre do Paraguai, entre 1868 e 1870;
16 - a partir da década de 1970, sobretudo, a tese de que o imperialismo inglês foi a causa maior da guerra ganhou muito espaço na historiografia dos platinos, a exemplo do que consta no conhecido Genocídio Americano: a Guerra do Paraguai, de Júlio José Chiavenato (São Paulo: Brasiliense, 1984).
SOMATÓRIA (_____)

6)  (UNEMAT/MT) Após a Guerra do Paraguai (1864-1869), Mato Grosso parece ressurgir economicamente dentro do cenário nacional, e de certo modo, no cenário internacional. Com base nesta afirmativa, julgue os itens: 

a) Com a abertura da navegação pelo Rio Paraguai, Mato Grosso pôde inserir-se definitivamente ao grande mercado brasileiro e sul americano.
b) Neste período, o produto de maior destaque de Mato Grosso ainda eram extrativistas: o ouro e diamantes.
c) A chegada de inúmeras casas comerciais em Cuiabá e Cáceres é uma das características deste período.
d) Apesar da economia em crescimento e das possibilidades de investimento, Mato Grosso pouco foi procurado por estrangeiros desejosos de investir no Brasil, seja no comércio seja no setor produtivo.

7)  (UFES) A Guerra do Paraguai, considerada o maior conflito armado da história da América do Sul, além de provocar a morte de inúmeros paraguaios, brasileiros, argentinos e uruguaios, foi a causa do desequilíbrio econômico e do aumento substancial das dívidas externas dos países envolvidos no conflito. Apesar disso, a guerra foi um "bom negócio" para:

a) os paraguaios, que conquistaram territórios estratégicos para seu desenvolvimento na Bacia do Prata;
b) os argentinos, que conquistaram vastas porções do território paraguaio e anexaram áreas do Rio Grande do Sul;
c) os norte-americanos, que aumentaram a sua exportação de açúcar e trigo para o Uruguai e para o Brasil;
d) os brasileiros, que não tiveram grandes prejuízos com a guerra e conquistaram parte do território argentino e paraguaio;
e) os ingleses, que emprestaram milhões de libras para os países da Tríplice Aliança, com juros altos, através de seus bancos.

8) Leia o texto abaixo sobre a Guerra do Paraguai. 
Enquanto o café seguia sua marcha no Oeste Paulista e as propostas de abolição gradual da escravatura davam os primeiros passos, um acontecimento internacional iria marcar profundamente a história do segundo Império. Esse acontecimento foi a Guerra do Paraguai, travada por mais de cinco anos, entre 11 de novembro de 1864, quando ocorreu o primeiro ato das hostilidades, e 1o. de março de 1870. Ela é conhecida, na América espanhola, como Guerra da Tríplice Aliança. (BORIS, F. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995. p. 208.) A declaração de guerra do Paraguai ao Brasil deu início ao mais longo conflito em território americano. Pode-se afirmar que a Guerra do Paraguai: 

a) resultou do acirramento da competição na região do Prata, especialmente pelo controle da produção de charque; 
b) foi incentivada pelo apoio da Inglaterra ao Paraguai, na tentativa de fortalecimento do controle econômico sobre a região do Prata; 
c) teve como conseqüência a demonstração de poder político da Inglaterra, especialmente após a Questão Christie; 
d) levou à formação da Tríplice Aliança, unindo Brasil, Argentina e Uruguai, contra o Paraguai de Francisco Solano López; 
e) ocasionou uma nova composição de forças, envolvendo Brasil, Argentina e Bolívia, após o aprisionamento do navio brasileiro “Marquês de Olinda”, pelo Uruguai. 

9) (UFSC 2011) Leia o texto abaixo com atenção.

Durante cinco anos, a partir de 1865, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai envolveram-se em um conflito armado com resultados trágicos para todos os participantes [...]. Alguns historiadores se referem às consequências da Guerra do Paraguai com a expressão genocídio americano.

MURARO, V. F. História de Santa Catarina para ler e contar. Florianópolis: Cuca Fresca, 2003. p. 68.

Com base no texto e sobre a Guerra do Paraguai, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

1) As forças militares  do  Brasil, Argentina  e  Uruguai, numericamente  superiores, encontraram pouca resistência das tropas paraguaias para detê-las.
2) Declarada a guerra, Santa Catarina, por sua posição estratégica, serviu de base de operações das tropas brasileiras.
4) O  Batalhão  dos  Voluntários  da  Pátria  foi  reforçado  com  o  recrutamento  de  escravos  e imigrantes alemães.
8) Durante a Guerra do Paraguai, as forças navais paraguaias invadiram o porto de Laguna em busca de víveres.
16) Ao acolher os feridos nas batalhas, áreas da cidade do Desterro foram contaminadas e, a partir de então, as epidemias se tornaram frequentes na Ilha de Santa Catarina.
32) As causas da guerra foram econômicas, pois o Paraguai do século XIX era a maior potência da região porque tinha acesso privilegiado a vários portos marítimos.

10) (UFGD) De acordo com recentes estudos produzidos no âmbito da historiografia brasileira, como o livro Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai, do historiador Francisco Doratioto (São Paulo: Companhia das Letras, 2002), entre as causas ou motivações da guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança podemos citar:

a) a ameaça que Solano López representava aos interesses ingleses na região platina e o acelerado desenvolvimento industrial do Paraguai;
b) o processo de consolidação dos estados nacionais no Prata, as questões de geopolítica regional e os interesses econômicos dos países envolvidos no conflito;
c) o desenvolvimento industrial argentino e sua necessidade de ampliação de mercados na região platina, em especial no antigo Mato Grosso;
d) a situação de extrema fraqueza militar do Paraguai, que estimulou seus vizinhos a ataca-lo;
e) o caráter democrático do regime de Solano López, que constituía uma ameaça aos governos ditatoriais que imperavam nos países vizinhos.

Gabarito:

1) C   2) A) Brasil, Argentina e Uruguai uniram suas forças para a formação da chamada Tríplice Aliança.
 B) O conflito entre Brasil e Paraguai aconteceu enquanto resultado de uma antiga disputa envolvendo a livre navegação no Rio da Prata. Possuindo um projeto de orientação expansionista, o governo de Solano Lopez se transformou em uma séria ameaça aos interesses econômicos que o governo brasileiro tinha na região. Buscando o apoio de grupos políticos uruguaios, o Paraguai buscou controlar a navegação do Prata e assim limitar a influência econômica do Brasil naqueles territórios.   3) D   4) C   5) 2   6) A e C  7) E   8) D  
9) 2 e 4    10) B


Um comentário: