domingo, 20 de janeiro de 2013

Extrativismo no Brasil questões vestibular


Extrativismo é toda atividade de coleta, para fins econômicos, de produtos espontaneamente gerados pela natureza, sendo eles de origem animal, vegetal, ou mineral.

Extrativismo vegetal no Brasil

Divide-se em madeireiro e não madeireiro. No tipo madeireiro do Brasil destacam-se o jacarandá, canela, imbuia, sucupira e o mogno. Já no extrativismo não madeireiro são destaques a borracha, fibras, gomas, frutos e amêndoas oleaginosas, folhas e raízes medicinais, aromáticas, corantes e alimentícias.


O Brasil é um país coberto por grandes porções de floresta que foram preservadas na colonização e no progresso de sua população. Por ser um país com vasta extensão territorial, há espaço suficiente para as reservas naturais. A Madeira é um dos produtos mais visados no Extrativismo Vegetal no Brasil. Normalmente, é extraída da Mata de Araucária ou Floresta Subtropical, com destino à produção de papel e celulose; da Mata Atlântica, que continua sendo explorada ilegalmente mesmo existindo proteção de lei; e da Floresta Amazônica, que gera muita madeira-de-lei. A extração de madeira está intimamente ligada com o problema do desmatamento no Brasil.

No leste do Pará, ocorre especialmente a extração da Castanha-do-pará que é um produto muito valorizado no Brasil e também na exportação.

Palmeiras típicas da região amazônica fornecem Açaí e Palmito que abastecem o mercado interno e servem ainda para exportação, já que dessas árvores se aproveita praticamente tudo.

O látex já teve importância bem maior em seu extrativismo para o Brasil. O produto obtido através da Seringueira ainda é utilizado na produção nacional de borracha, mas perdeu muito espaço com o avanço da tecnologia.

As madeiras menos nobres das florestas brasileiras são fontes para Lenha e produção de Carvão Vegetal, que possuem fins energéticos ou medicinais.

No Maranhão e em Tocantins, a extração do Babaçu é importante em aplicações industriais e alimentícias.

No Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, a extração de Carnaúba feita em grandes palmeiras tem como destino várias aplicações industriais.

O Nordeste ainda conta com o extrativismo de Piaçava, utilizada em vassouras e cordas de navios; o Coco, que possui ampla utilização; a Castanha-de-caju, que gera um óleo com propriedades especiais; e o Buriti, que tem funções alimentícias e medicinais.


Extrativismo mineral 


O Extrativismo Mineral no Brasil é uma importante fonte de recursos para a economia do país, já que o Brasil é um dos grandes exportadores de minérios no mundo. Por possuir um território amplo, o Brasil desfruta de ampla variedade de recursos naturais para utilização interna e comércio externo, entretanto o país não é auto-suficiente em tudo e, em alguns casos, precisa também adquirir tais tipos de produtos. Uma das críticas feitas ao Extrativismo Mineral no Brasil é de que vendemos o minério para comprar o produto que é com ele fabricado, perdendo assim a possibilidade de utilizar o recurso mineral em território nacional para vendê-lo com maior valor agregado.

Considerando a oferta de recursos minerais que o Brasil possui, são vários os produtos com importante representatividade para o país. Um deles é o Ferro, cuja reserva brasileira representa a sexta maior do mundo e com elevada qualidade. Minas Gerais é o grande estado produtor do minério na região do Quadrilátero Ferrífero.

Apesar de possuir apenas 1% das reservas mundiais, o Manganês é um produto que tem crescido na pauta de exportação nacional e é muito utilizado nas siderúrgicas para produção de aço.

O Brasil está em terceiro lugar na produção mundial de Alumínio e possui um elevado índice de reciclagem do produto.

Nos estados de Amazonas e Rondônia estão as principais áreas de produção de Estanho, minério também utilizado na composição do aço nas indústrias.

Bahia e Pará concentram a produção de Cobre no país, a qual necessita de importação por não dispor suficientemente do recurso natural.

Já o Ouro, que no Brasil é encontrado em jazidas e na forma de aluvião, atende ao mercado interno e externo. É certo que a quantidade de tal minério produzido no Brasil é bem maior do que se tem registrado por conta do extrativismo ilegal.

Minas Gerais, Amazonas e Goiás são detentores da produção de Nióbio no Brasil. Tal mineral é muito aplicado nas indústrias aeronáutica, naval, espacial e automobilística por ser utilizado em ligas metálicas que oferecem resistência e leveza.

O Brasil possui quase a totalidade mundial de Quartzo em estado natural. Esse minério para a indústria da informática e também eletro-eletrônica.

Por possuir um litoral muito extenso, o Brasil desfruta de ampla produção de Sal Marinho, sendo que o estado do Rio Grande do Norte é o maior produtor.

O Chumbo é outro minério com baixa produção no Brasil e que necessita de importações.

Além de todos esses recursos naturais disponíveis para exportação, o Extrativismo Mineral no Brasil ainda conta com o merecido destaque para Cimento, Caulim, Diamante, Enxofre, Magnesita, Níquel e Tungstênio.


Um dos grandes problemas do extrativismo realizado no Brasil é a extinção de seus recursos, a exemplo do pau-brasil que quase desapareceu após um intenso processo de exploração.

Extrativismo animal

Extrativismo animal é caracterizado pela captura de animais, como a caça (ilegal no Brasil, exceto para as comunidades indígenas) e a pesca, devendo obedecer a determinadas regras – período de reprodução dos peixes e peso. Determinadas espécies são muito procuradas pelo alto valor comercial como a tartaruga, o peixe-boi e o pirarucu. Certas peles também representam importantes produtos comerciais, como a do jacaré, da onça, que estão sofrendo processo de extinção em virtude da caça excessiva e descontrolada, embora proibida.


Fontes:
http://www.scribd.com/doc/3371699/Geografia-Aula-12-Extrativismo-mineral-e-vegetal-no-Brasil
http://www.colegioweb.com.br/geografia-infantil/os-tipos-de-extrativismo.html
http://www.sppert.com.br/Artigos/Brasil/Meio_Ambiente/Extrativismo/Extrativismo_no_Brasil/

exercícios sobre extrativismo vegetal e mineral no Brasil

1) Na Amazônia, as madeireiras abrem brechas enormes na vegetação. Espaços de pastagens homogêneas substituem a mata. Culturas agrícolas de mercado se espalham extensivamente sobre antigas áreas florestadas. A vegetação original não se regenera e a erosão pluvial age de forma destruidora."

Assinale a alternativa que exprime o conteúdo do texto.

a) A coexistência da floresta com as atividades produtivas tem representado um dos obstáculos ao desenvolvimento da Amazônia.
b) O ecossistema amazônico, muito resistente, tem impedido a ocupação efetiva de seu espaço e tornado a região pouco atraente aos investimentos.
c) A rápida ocupação empresarial e capitalista, na Amazônia, tem provocado interferências profundas e irreversíveis no meio Amazônico.
d) As condições ambientais ligadas ao clima quente e muito úmido têm acentuado a dificuldade de ocupação permanente da Amazônia.
e) O aumento do número de pequenas e médias propriedades para o desenvolvimento de atividades produtivas na Amazônia tem representado verdadeiros desastres ecológicos.

2) Em 1994, quase 50% da produção de borracha, no Brasil, foram garantidos pelo Estado de São Paulo. Esse fato, aparentemente estranho, pode ser melhor entendido se lembrarmos que:

a) os Estados da Região Norte foram, tradicionalmente, os grandes produtores de látex do Brasil, mas São Paulo apresenta condições ecológicas idênticas às da Amazônia.
b) a seringueira, principal produtora de látex, é nativa da Floresta Amazônica, porém, o progresso tecnológico desenvolveu formas para seu cultivo em todas as partes do mundo.
c) a tecnologia de produção do látex desenvolveu-se muito, a ponto de a seringueira poder ser cultivada em quaisquer tipo de solo e clima sem grandes investimentos.
d) a proximidade dos grandes centros consumidores pode ajudar a explicar os investimentos aplicados no cultivo da seringueira em São Paulo e seu volume de produção no País.
e) todos os Estados da Região Norte produzem mais borracha extraída dos seringais cultivados do que dos seringais nativos.



3) Vivendo há mais de um século subordinados a relações quase servis de trabalho, criando seus filhos a durante gerações num mesmo espaço da floresta amazônica, extraindo o látex e a castanha-do-pará - sem ter precisado para isso mais do que pequenas clareiras na mata - os habitantes da floresta lutam pela concretização das RESERVAS EXTRATIVISTAS que representam

a) experiências de colonização com a introdução de programas tecnológicos, econômicos e sociais para promoverem a elevação do nível de vida da população local.
b) a transformação das áreas ocupadas em espaços agrícolas e pecuários rentáveis e modernos.
c) uma subdivisão da área florestal em lotes individuais de acordo com os módulos rurais regionais.
d) uma proposta de exploração racional para a preservação da floresta e que garanta a elevação do nível de vida da população local.
e) a volta do sistema de "aviamento" onde o empresário capitalista responsabiliza-se pelo escoamento da produção.

4) :Produto de origem amazônica, levado para a Bahia em fins do século XIX, é artigo de grande aceitação mundial e o Brasil já foi o maior produtor.
Trata-se do:

a) café.
b) cacau.
c) algodão.
d) milho.
e) fumo.

5) Considere os textos a seguir sobre a seringueira e a produção da borracha.

I - A produção de látex, fonte de grande enriquecimento da Amazônia, estava associada muito mais ao grande número de extrativistas envolvidos no trabalho do que ao método de produção, que é extremamente primitivo e, por isso, de baixa produtividade.
II - Atualmente, os maiores produtores nacionais são os estados do Amazonas e Rondônia e atendem ao total do consumo nacional.
III - Os maiores produtores mundiais de borracha estão atualmente no Sudeste Asiático.
IV - A seringueira, no Brasil, expandiu-se para vários estados e atualmente temos plantações produtivas, nas regiões oeste e noroeste do estado de São Paulo.

Estão corretas apenas as informações constantes dos textos

a) I, II e III
b) I, III e IV
c) I e IV
d) II, III e IV
e) II e IV

6) "Nós, os seringueiros, não queremos transformar a Amazônia num santuário, o que nós não queremos é a Amazônia devastada. E aí se pergunta: qual é a proposta que vocês têm? E nós então começamos a discutir além da questão da luta contra o desmatamento, nós começamos a apresentar a proposta alternativa para a conservação da Amazônia. Estas propostas se baseiam hoje na criação das reservas extrativistas. Os seringueiros não se interessam e nem querem o título de propriedade, nós não queremos título nenhum e nem ser donos da terra, o que nós queremos é que a terra seja de domínio da União e de usufruto para os seringueiros, e dos habitantes da floresta."
(MENDES, Chico. "A Luta dos Povos da Floresta". Terra Livre nŽ 7, 1990. p.10-11.)

O comentário anterior, de Chico Mendes, permite afirmar que

a) O interesse dos seringueiros é transformar a Amazônia num Santuário.
b) Os seringueiros limitam-se a discutir a questão do desmatamento da Amazônia.
c) Aos seringueiros interessam as reservas extrativistas com o título de propriedade das mesmas.
d) Os seringueiros querem que a terra seja de domínio dos povos da floresta.
e) Aos seringueiros interessam as reservas extrativistas com usufruto para eles e para os povos da floresta.

7) A respeito da exploração madeireira na Amazônia, é INCORRETO afirmar que ela

a) tem atraído empresas que se dedicam à extração e ao beneficiamento da madeira, visando à sua exportação para outras regiões brasileiras e para o exterior.
b) vem adquirindo, desde a década de 70, importância crescente na economia florestal da região e do País.
c) é mais expressiva nas florestas plantadas com espécies nativas, destinadas ao abastecimento da indústria moveleira da região.
d) tem contribuído, entre outros fatores, para o declínio das atividades extrativas na floresta amazônica, como as da borracha, da castanha-do-pará e do palmito.

8) A indústria de papel e celulose é amplamente desenvolvida no Canadá, tanto em Quebec quanto na Colúmbia Britânica, isto em virtude da facilidade de obtenção de madeira proveniente da(o):

a) taiga canadense.
b) floresta amazônica.
c) importação dos EUA.
d) importação da Ásia.
e) domínio da tundra.

9) Dentre as principais atividades extrativistas brasileiras, destacam-se as praticadas nos seringais e castanhais. 
Assinale a alternativa que contém estados produtores, a região onde estão localizados e os respectivos produtos derivados.

a) Acre e Pará, região Norte; borracha e óleo.
b) Alagoas e Sergipe, região Nordeste; sisal e óleo.
c) Maranhão e Piauí, região Norte; borracha e cereais.
d) Mato Grosso e Goiás, região Centro-Oeste; leguminosas e tanino.
e) Ceará e Rio Grande do Norte, região Nordeste; tanino e borracha.

10) As reservas extrativistas têm sido apontadas como uma alternativa econômica sustentável para a Amazônia capaz também de proteger nosso patrimônio ecológico. Sobre as reservas extrativistas é possível afirmar que

I. as áreas são de domínio da União, com usufruto exclusivo dos seringueiros e outros extrativistas.
II. o trabalho é organizado em cooperativas ou em associações e não há título individual de propriedade.
III. é permitida a agricultura comercial em larga escala.
IV. são permitidas a extração de produtos de valor comercial e também a caça e a pesca não predatórias.
V. é permitida a implantação de projetos de agropecuária para o corte em propriedades extensivas.

Estão corretas SOMENTE

a) I e III
b) II e III
c) II e V
d) I, II e IV
e) III, IV e V

11) A partir dos anos 80 do século XX, principalmente após o assassinato do sindicalista Chico Mendes, ampliou-se o debate em torno das reservas extrativistas, como alternativa para preservação da Amazônia. Em homenagem ao sindicalista foi criada a Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Xapuri, no estado do Acre. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que expressa CORRETAMENTE o conceito de reserva extrativista:

a) Utilização racional dos recursos naturais, pelo extrativismo, pelo manejo sustentado e pela baixa antropização.
b) Utilização dos recursos naturais de forma intensiva, com grande incorporação de máquinas modernas e consumo de combustíveis fósseis.
c) Formação de áreas intocadas como forma de proteção da biodiversidade e de preservação das espécies.
d) Utilização dos recursos naturais como insumos de produção para a indústria madeireira e para a cadeia produtora de carnes.
e) Utilização dos recursos naturais a partir da extração comercial do ouro, do minério de ferro e do gás natural.

12) :Enquanto durou, o ciclo da borracha (1890-1910) promoveu o enriquecimento da região amazônica, na época o único produtor desse material no mundo.
Em 1876, sementes da seringueira brasileira foram transplantadas para as colônias britânicas do sudeste asiático, e logo sua produção superou a do Brasil.

Analise as afirmativas sobre a cultura da borracha no Brasil.
I. A atual posição do Brasil, de país urbano industrial, faz com que a borracha não esteja entre os produtos de extrativismo vegetal que representam uma importante atividade econômica para a população amazônica.
II. A necessidade da borracha como matéria-prima das fábricas européias, em plena Revolução Industrial, criou uma aristocracia rural e transformou cidades, como Manaus, em importantes pólos econômicos e culturais na Amazônia.
III. Durante a 2 Guerra Mundial, a borracha encontrou uma nova fase de produção, abastecendo a indústria estadunidense, o que conferiu destaque para a Amazônia. Depois disso, a região produtora de borracha no Brasil também voltou a chamar a atenção com a morte do seringalista Chico Mendes, em 1988.
IV. Atualmente a região amazônica não apresenta focos de violência, e a borracha atende as necessidades internas de consumo, sem precisar de importação, apesar de ser extraída de forma rudimentar e ser uma atividade que subsiste em condições adversas.
V. Na época da riqueza dos seringais, foram gerados muitos conflitos de fronteiras entre Brasil e Bolívia, os quais só foram resolvidos através do acordo estruturado pelo diplomata Barão de Rio Branco. Esse acordo deu ao Brasil o controle sobre as florestas no Acre.

Estão corretas apenas

a) I, III e IV.
b) I, II e III.
c) II, III e V.
d) I, IV e V. 
e) II, IV e V.

13) A tabela a seguir mostra a produção de aço, em milhões de toneladas, dos oito maiores produtores mundiais, em 1991.
(imagem abaixo)

A propósito dos países que figuram nessa lista, pode-se afirmar que:

a) todos são possuidores de grandes jazidas de minerais ferrosos.
b) apenas os dois últimos são também grandes exportadores de minerais ferrosos.
c) apenas os dois primeiros não são detentores de grandes reservas de minerais ferrosos.
d) apenas a ex-URSS, a Rep. Pop. da China e o Brasil estão entre os grandes produtores mundiais de minerais ferrosos.
e) o Japão, os EUA e a Rep. Pop. da China, sustentam seus enormes parques siderúrgicos importando a quase totalidade dos minerais ferrosos necessários.

14) Oitenta anos de intensa exploração praticamente esterilizaram a região. Três mil e seiscentos quilômetros quadrados da malha hidrográfica foram invadidos pela poluição por níquel, enxofre, ferro, manganês, decorrentes da lavagem _______ . O centro da destruição é Criciúma, a 202km de Florianópolis, situada no exato divisor de águas das bacias dos rios Araranguá e Urussanga."

Assinale a alternativa que preenche o claro pontilhado.

a) do carvão.
b) da cassiterita.
c) do chumbo.
d) do cobre.
e) da bauxita.

15) Considere o texto que segue.
"O homem cria espaços que são produzidos ou organizados, às vezes, muito menos para atender seus próprios interesses e muito mais para produzir e reproduzir o capital. Assim, os interesses do capital podem chocar-se com os interesses dos pequenos proprietários, dos garimpeiros, dos indígenas, dos sem terras ou dos trabalhadores. Chocam-se também com a necessidade de se manter o equilíbrio da natureza."

Da leitura do texto é possível afirmar que

a) o predomínio dos interesses coletivos na produção do espaço garante a sobrevivência do homem na superfície terrestre.
b) sendo a natureza e os seus recursos uma fonte de vida para a humanidade, o espaço deve ser criado e modificado constantemente pelo capital.
c) o capital organiza espaços que apresentam garantias de progresso e melhoria dos padrões de vida da população como um todo.
d) o espaço reflete a sociedade que nele vive e, principalmente, as relações que se estabelecem entre os homens.
e) o meio natural ainda é determinante para a produção do espaço, isto é, em um meio ambiente pouco propício à ocupação humana não há investimento de capital.

16):A produção garimpeira declina desde 1988, quando chegou a quase 90 toneladas de ouro. Em 1992 não chegou a 40. Em 1993 será menor que a produção mecanizada desse valor.
Apesar disso, ainda há mais de 300 mil garimpeiros espalhados em 2 mil garimpos de ouro.
Sobre a mineração do ouro, são feitas as afirmativas a seguir.

I - O garimpo foi, até os nossos dias, a mais difundida maneira de obter ouro, desde os tempos coloniais.
II - O fim dos garimpos não causa problemas sociais, já que os garimpeiros, seminômades, facilmente se reciclam em outras atividades.
III - Um dos problemas dos garimpos é o prejuízo causado aos rios, seja pelo seu desvio ou represamento, seja pela poluição através do uso do mercúrio.
IV - O garimpo tem determinado o progresso duradouro de inúmeras áreas e cidades, de zonas longínquas do país.
V - Serra Pelada (PA), que já foi nosso maior garimpo, está praticamente desativada. O ouro que lá existe só pode ser extraído, agora, por processos mecânicos.

As afirmativas corretas são:
a) somente I, III e V.
b) somente II, III e V.
c) somente II, IV e V.
d) somente I, II, III e IV.
e) somente I, III, IV e V. 

17) O setor de mineração do Brasil apresenta um balanço desfavorável. Como causa dessa situação NÃO podemos citar o fato de que:

a) a maior parte das importações é de produtos de alto valor, como o petróleo e os produtos industrializados.
b) a maior parte das exportações corresponde a minerais apenas beneficiados ou semi-acabados.
c) a estatização do setor de exploração mineral não permite um maior aproveitamento de nossas riquezas minerais.
d) as enormes distâncias entre as jazidas minerais e os centros industriais dificultam a maior integração do processo produtivo.
e) os preços dos nossos minérios oscilam no mercado, em função dos interesses das grandes empresas internacionais.
18) Considere os textos que seguem.

I. "As reservas brasileiras estão entre as maiores do mundo com, aproximadamente, 4 bilhões de 
toneladas. Este minério tem larga utilização industrial desde a fabricação de utensílios domésticos até a indústria aeronáutica."
II. "Trata-se de um minério vital para a indústria siderúrgica, pois funciona como agente desoxidante e como liga, aumentando o limite de elasticidade do aço. As reservas brasileiras giram em torno de 160 milhões de toneladas."

Os textos referem-se, respectivamente, aos minérios de
a) alumínio e chumbo.
b) cobre e alumínio.
c) manganês e estanho.
d) chumbo e estanho.
e) alumínio e manganês.

19) "São necessárias de 4 a 6 toneladas de bauxita para produzir 2 toneladas de alumina, da qual se extrai apenas uma tonelada de alumínio. Para essa produção há necessidade de grande consumo de energia elétrica. Temos a informação de que uma usina pequena, com produção de 100.000 ton./ano, consome mais eletricidade do que uma cidade do porte de Belo Horizonte."

Condizente com o texto anterior, pode-se afirmar que a grande produção de alumínio, hoje, está

a) junto às jazidas de bauxita, pois os grandes produtores do minério são também grandes produtores de hidreletricidade, a exemplo do Canadá e Estados Unidos.
b) junto às jazidas de bauxita, onde devem estar as usinas que produzem alumina para, a seguir, ser exportada para os países fortemente industrializados, pois esse processo não exige grande quantidade de energia elétrica.
c) nos países industrializados, como Estados Unidos, ex-União Soviética, Canadá e Alemanha, que são grandes produtores de energia elétrica e importadores de alumina e bauxita.
d) nos países industrializados como Brasil, Austrália, África do Sul, que além de serem os grandes produtores de bauxita são também grandes produtores de hidreletricidade por terem climas úmidos e grandes extensões de relevo planáltico.
e) em países diversificados, pois o grande comando da localização industrial de hoje está atrelado ao capital, não importando em nada onde esteja a matéria-prima ou a energia elétrica, e sim unicamente onde está o capital do empreendimento.

20) Associe as datas a seguir aos importantes marcos da história do petróleo, no Brasil.

I. 1938
II. l 953
III. 1968

(a) início da exploração da plataforma 
continental
(b) criação do Conselho Nacional do Petróleo
(c) criação da PETROBRÁS

a) I - a; II - b; III - c
b) I - a; II - c; III - b
c) I - b; II - c; III - a
d) I - b; II - a; III - c
e) I - c; II - b; III - a

21) Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Distante dos grandes centros consumidores, o carvão mineral tem suas maiores jazidas em Santa Catarina.
b) A produção brasileira de chumbo não atende às necessidades do mercado interno.
c) As maiores reservas brasileiras de bauxita estão localizadas nas terras vulcânicas do Planalto Meridional.
d) A produção brasileira de cobre concentra-se nos estados da Bahia e do Rio Grande do Sul.
e) O Quadrilátero Ferrífero é a segunda área produtora de manganês do país.

22) A principal dificuldade para a exploração integral das riquezas minerais do Maciço de Urucum, no Mato Grosso do Sul, está ligada:

a) ao clima extremamente úmido.
b) à deficiente rede de transportes.
c) às fazendas que ocupam a região.
d) à elevada densidade demográfica.
e) ao baixo preço do cobre.

23) Na última década a ampliação das reservas e da extração de petróleo no Brasil foi possibilitada pela descoberta de novos campos localizados principalmente nas bacias sedimentares:

a) do Amazonas.
b) da Plataforma Continental.
c) do Planalto Atlântico.
d) do Meio-Norte.
e) do Recôncavo Baiano.

24) Os três últimos governos federais brasileiros investiram enormes recursos em projetos econômicos de grande vulto. Um desses projetos destaca-se por ser de grande extensão e complexidade territorial, abrangendo setores como o de energia, transportes, mineração e industrialização. Trata-se do projeto:

a) Jari.
b) Angra II.
c) Transamazônico.
d) Carajás.
e) Itaipu.

25) Sobre o dinamismo econômico do Quadrilátero Central de MG, com a criação de um "Complexo" transformador, pode-se afirmar que:

a) ocorreu um grande crescimento demográfico, tendo a região, hoje, mais de 5 milhões de habitantes, nucleados por uma das maiores RMs do país.
b) a área, que tinha uma indústria especializada no setor sídero-metalúrgico, é atualmente polindustrial, com a petroquímica e a mecânica.
c) a recente conclusão da ferrovia do aço permite melhor escoamento do ferro do vale do rio Paraopeba.
d) a privatização de siderúrgicas, como a Usiminas e a Acesita garantirão a chegada de maiores investimentos na região.
e) a utilização da lenha nas guserias regionais adiciona à renda local o valor da extração vegetal.

Gabarito:

1) C   2) D   3) D    4) B   5) B    6) E   7) C  8) A   9) A  10) D   11) A   12) C   13) D   14) A   15) D
16) A   17) D   18) E   19) C  20) C   21) C   22) B   23) B   24) D   25) B
Hospedagem de sites com planos gigantes a partir de R$14,90, 10GB de espaço, 150Gb de tráfego de
DATAHOSTING.COM.BR|DE WWW.DATAHOSTING.COM.BR



2 comentários: