segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Doenças protozoárias questões vestibular


Artigo sobre as principais doenças causadas por protozoários com questões de vestibular

Doenças causadas por protozoários


Amebíase

É uma doença causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. Se caracteriza pela manifestação de diarreias e, em casos mais graves, comprometimento de órgãos e tecidos. É responsável por cerca de 100000 mortes ao ano, em todo o mundo.
Ela entra no organismo humano por meio de alimentos ingeridos que foram mal lavados e continham os cistos (forma que o protozoário adota quando está fora de um organismo). 

Amebíase
Entamoeba histolystica

Doença de Chagas
A doença de chagas é transmitida pelo barbeiro, um inseto encontrado em várias partes do Brasil. O protozoário Trypanosoma cruzi passa para o corpo humano quando o barbeiro pica o organismo em busca de sangue. Após a sucção, o barbeiro libera suas fezes na pele, causando coceira. Ao coçar, o indivíduo acaba por jogar as fezes infectadas do barbeiro em sua corrente sanguínea. 


Febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e baço são alguns sintomas que podem aparecer inicialmente (fase aguda), embora existam casos em que a doença se apresenta de forma assintomática.

Em quadro crônico, o mal de Chagas pode destruir a musculatura dos órgãos atingidos (principalmente a do coração e do cérebro), provocando o aumento destes, de forma irreversível. Em muitos casos, somente essa fase é percebida pelo paciente, sendo que ela pode se manifestar décadas depois do indivíduo ter sido infectado pelo parasita.




Giardíase
É causada pelo protozoário Giardia lamblia, encontrado forma cística em alimentos e na água contaminada. Essa doença causa a diminuição da absorção de nutrientes de todo o trato digestivo, podendo levar até a desnutrição. Tem como sintomas diarreia crônica com cheiro forte, fraqueza e cólicas abdominais no hospedeiro (cão, gato, gado, roedores, ser humano, dentre outros), graças às toxinas que libera. Essas manifestações podem gerar um quadro de deficiência vitamínica e mineral e, em crianças, pode causar a morte, caso não sejam tratadas.

O diagnóstico é feito via exame de fezes ou, em casos raros, biópsia de material duodenal. A prevenção é feita adotando-se hábitos de higiene, como lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas, brincar com animais e antes de comer ou preparar alimentos; ingerir unicamente água tratada; higienizar os alimentos antes do consumo e cura dos doentes. Vale lembrar que o cloro não mata os cistos e que, portanto, alimentos ou água tratados unicamente com cloro não impedem a infecção por este protozoário.



Imagem de Giardia lamblia, capturada em microscópio eletrônico
Leishmaniose

Os protozoários do gênero Leishmania são os causadores da leishmaniose, que é transmitida por mosquitos. O principal sintoma são feridas em mucosas da pele. Existe uma forma mais grave, conhecida como Leishmaniose Visceral ou Calazar. 

A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, esplenomegalia tropical e febre dundun, é uma doença causada pelo protozoário tripanossomatídeo Leishmania chagasi. É transmitida por vetores da espécie Lutzomia longipalpis e L. cruzi; mosquitos de tamanho diminuto e de cor clara, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico (ex.: galinheiros). Suas fêmeas se alimentam de sangue, preferencialmente ao fim da tarde, para o desenvolvimento de seus ovos.

Medidas de prevenção e controle ainda não foram capazes de impedir a ocorrência de novos surtos do calazar. Entretanto, usar repelentes quando estiver em região com casos de leishmaniose visceral e armazenar adequadamente o lixo orgânico (a fim de evitar a ação do mosquito), além de não utilizar agulhas utilizadas por terceiros, são medidas individuais que diminuem a probabilidade de ser contaminado. Vale ressaltar, também, que existem repelentes especiais para cães, evitando que sejam picados pelos Lutzomia.



Malária

Uma doença histórica, é transmitida pelo mosquito Anopheles que possui em seu organismo protozoários do gênero Plasmodium. Os sintomas dessa doença  febre alta, sudorese e calafrios, palidez, cansaço, falta de apetite e dores na cabeça e em outras regiões do corpo são os principais sintomas, que podem se manifestar a cada 48 horas, caso a infecção tenha sido causada pelo P. falciparum ou pelo P. vivax; e a cada 72 horas quando o agente causador é o P. malarie (febre quartã). Essa primeira espécie pode, ainda, afetar vários órgãos e sistemas do corpo, como o sistema nervoso e aparelho respiratório.

A prevenção consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite. Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos é outra forma de evitar a malária.



Hemácias destruídas pelos protozoários causadores da malária.


Toxoplasmose

Transmitida por animais domésticos que possuem em seu organismo o protozoário Toxoplasma gondii. É uma doença que pode ser assintomática como pode causar ínguas, geralmente no pescoço, febre, dores musculares e articulares, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta e manchas pequenas e vermelhas pelo corpo.

 Para diagnosticar a doença, exames de sangue são necessários. Mulheres gestantes ou que pretendem engravidar devem fazê-los, a fim de evitar outras complicações, como aborto, crescimento retardado do feto, nascimento prematuro e malformações.


Cuidados relacionados à ingestão de carne e contato direto com animais, principalmente felinos, são necessários para evitar estes protozoários. Lavar com água corrente os vegetais antes de comê-los é, também, uma medida necessária.


Toxoplasma gondii, o protozoário da toxoplasmose


Tricomoníase

Causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, a tricomoníase é transmitida principalmente pelo contato sexual, mas pode ser passada também por roupas, toalhas e assentos sanitários contaminados. 

A maioria dos homens com tricomoníase não apresenta sinais ou sintomas, porém alguns temporariamente têm irritação dentro do pênis, corrimento moderado ou queimação leve ao urinar ou ejacular. Nas mulheres os sintomas incluem um corrimento vaginal amarelo-esverdeado com forte odor. A infecção também pode causar nas mulheres desconforto durante o intercurso sexual e ao urinar, assim como provocar irritação e coceira na área genital. Em casos raros, a mulher pode sentir dor no abdômen inferior. Os sintomas geralmente aparecem nas mulheres entre 5 e 28 dias depois da exposição.

O diagnóstico tanto para homens como mulheres o médico deve fazer exame físico e testes laboratoriais para diagnosticar a tricomoníase. O parasita que causa tricomoníase é de difícil detecção. Nas mulheres, a exame pélvico pode revelar pequenas ulcerações vermelhas na parede da vagina e cérvix.

O tratamento para a tricomoníase geralmente pode ser curada com remédios sob prescrição médica. Os sintomas da tricomoníase em homens infectados podem desaparecer em algumas semanas sem tratamento. Homens infectados, mesmo que não apresentem sintomas, podem infectar a parceira sexual se não receber tratamento para tricomoníase. Desta forma, ambos parceiros sexuais devem receber o tratamento ao mesmo tempo para eliminar o parasita. Pessoas sendo tratadas contra tricomoníase devem evitar sexo até que seu parceiro sexual tenha completado o tratamento e não apresente sintomas. Ter tricomoníase uma vez não protege a pessoa de contrair a doença novamente.

DST - CDC/ Maureen Metcalfe, Tom Hodge
Trichomonas vaginalis


Balantidiose


A balantidiose é uma protozoose, ou seja, uma doença transmissível causada por protozoários. O responsável por tal moléstia é chamado Balantidium coli, um protozoário ciliado com alto grau de complexidade. É comum encontrar este parasita em ambientes onde há criação de animais, principalmente suínos. 

O Balantidium coli se instala no intestino grosso onde sofre desencistamento e liberação dos trofozoítos – forma infectante do parasita. É geralmente comensal da luz do intestino de suínos, obtendo sua nutrição por absorção de matéria orgânica dissolvida e se reproduzindo de modo sexuado ou assexuado. Além disso, pode ainda invadir a mucosa intestinal, caso esteja lesada. 


A pessoa que possui balantidiose pode ser assintomática (ausência de sintomas) ou sintomática, com surtos de diarreia. Em aproximadamente 50% dos casos, as pessoas são assintomáticas. Já nas sintomáticas, a infecção se manifesta através de febre, diarreia, náuseas, vômito, anorexia, fraqueza, disenteria evoluindo até para desidratação e hemorragias intestinais. 

O homem que ingere cistos presentes no ambiente por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados sofre então uma infecção chamada colite, além de cólicas intestinais, tenesmos (sensação dolorosa e desejo contínuo de urinar ou evacuar, embora sem êxito) e diarreia. 


A profilaxia inclui cuidados de higiene corporal, cuidado e cozimento no preparo dos alimentos, fervura da água, saneamento básico, engenharia sanitária para impedir que fezes entrem em contato com o sistema de abastecimento de água, tratamento dos doentes, além dos cuidados de higiene para trabalhadores em ambiente rural que têm constante contato com suínos, possíveis reservatórios do parasita. 

Balantidium Coli




Outras doenças

Mal de Cadeiras – doença que ataca alguns animais
Babesiose canina – protozoário Babesia canis ataca as células vermelhas dos cães
Eimeriose ou Coccidiose – causa forte diarreia em alguns animais, podendo levar à morte.

questões sobre doenças protozoárias

1) (FUVEST 2001) Uma pessoa pretende processar um hospital com o argumento de que a doença de Chagas, da qual é portadora, foi ali adquirida em uma transfusão de sangue. A acusação:

a) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um verme platelminto que se adquire em lagoas.
b) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário transmitido pela picada de mosquitos.
c) não procede, pois a doença de Chagas resulta de uma malformação cardíaca congênita.
d) procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.

2) (Concurso da Secretaria da Educação do Estado de Goiás 2010)

As principais doenças causadas por protozoários que envolvem o sangue e os órgãos internos são:

a) Malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose.
b) Dengue, difteria, micose e disenteria.
c) Tripanossomíase, hepatite, esquistossomose e filariose.
d) Toxoplasmose, difteria, filariose e micose.

3) (UNB) Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e agente causador são, respectivamente:

a) Doença de Chagas, barbeiro e Trypanosoma gambiensis;
b) Úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmania braziliensis;
c) Doença-do-sono, mosca tse-tsé e Trypanosoma cruzi;
d) Malária, mosquito culex e Plasmodium vivax.

4) Assinale a alternativa incorreta quanto às doenças parasitárias:

a) Uma das maneiras de combater a esquistossomose é eliminar os caramujos transmissores do verme.
b) Para erradicar a Doença de Chagas é importante a eliminação dos “barbeiros” (Triatoma infestans).
c) O Plasmodium falciparum é um protozoário que causa a malária.
d) A leishmaniose é causada pela picada do mosquito-palha contaminado pelo parasita Leishmania brasiliensis.
e) Os hospedeiros intermediários do Ascaris lumbricoides são os suínos e os bovinos.

5) (ESAL-MG) Em relação à malária, mencione a forma infectante do parasita e o gênero do transmissor. 

6) (Unicamp-SP) Os telejornais noticiaram recentemente que uma seca acentuada causou um aumento nos casos de malária na Amazônia. Isso foi atribuído ao fato de crianças brincarem nas águas represadas. 

a) Essa explicação está certa ou errada? Justifique. 
b) A que outra parasitose se aplica o modo de transmissão sugerido no texto? 

7) (PUC-SP) Na espécie humana, ocorrem várias doenças, cujos microrganismos causadores estão presentes no sangue de pessoas infectadas, podendo inclusive ser transmitidos através de transfusões ou por seringas usadas. 

a) Cite duas dessas doenças que sejam causadas por protozoários, indicando para cada uma o nome do parasita responsável. 
b) Escolha uma das doenças por você citadas e indique dois métodos para sua profilaxia. 

8) (UFGO) A doença de Chagas e a malária, doenças provocadas por protozoários, afetam o sistema circulatório do homem essas duas graves doenças, não-erradicadas no Brasil, afetam milhares de pessoas nas diferentes régios do país. 

a) Compare o modo de infestação da malaria e da doença de Chagas e os locais onde os respectivos protozoários se alojam no homem. 
b) Cite 4 (quatro) medidas que poderiam conduzir à diminuição ou ate à erradicação da malária do Brasil. 

9)  (UEL-PR) Protozoários podem causar diversas doenças ao homem. Nas alternativas abaixo, identifique aquela em que o protozoário, seu agente transmissor e a doença causada estão corretamente relacionados

a) Trypanosoma cruzi, triatomídeo, doença de Chagas.
b) Leishmania brasiliensis, contato com água, leishmaniose.
c) Entamoeba histolytica, contato com água, amarelão.
d) Plasmodium vivax, barbeiro, malária.
e) Plasmodium falciparum, barbeiro, doença de Chagas.

10) (Unesp-SP) Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e do agente causador são, respectivamente:

a) leishmaniose, mosquito anófeles e Leishmania brasiliensis.
b) úlcera de Bauru, mosquito cúlex e Plasmodium vivax.
c) doença-do-sono, mosca tsé-tsé e Trypanosoma cruzi.
d) doença de Chagas, barbeiro e Trypanosoma gambiensis.
e) úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmania brasiliensis. 


Gabarito:

1) D    2) A   3) B    4) E    5) A forma infectante do parasita causador da malária é o esporozoíto; o gênero do transmissor (fêmeas do mosquito) é Anopheles.   
6) a) Está errada, pois a malária é transmitida pela picada de mosquito.     
    b) Poderia referir-se à esquistossomose, pois as formas infectantes (cercárias) vivem em águas, nas quais caramujos que funcionam como hospedeiros intermediários se desenvolvem.
7) a) Doença de Chagas: Trypanosoma cruzi; malária: Plasmodium sp.  
    b) Malária: combater o inseto transmissor e tratar os doentes.  
Doença de Chagas: combater ao percevejo transmissor, substituir casas de pau-a-pique e tratar os doentes.    8) a) Doença de Chagas: fezes contaminadas eliminadas por barbeiros quando sugam sangue de pessoas; transfusão de sangue. O protozoário aloja-se principalmente na musculatura cardíaca. 
Malária: picada da fêmea do mosquito Anopheles sp; O protozoário aloja-se nas células do fígado (hepatócitos) e hemácias (glóbulos vermelhos). 
    b) Tratamento dos doentes, uso de telas e mosquiteiros em portas e janelas de casas nas regiões endêmicas, controle da população do mosquito Anopheles sp, uso de repelentes.
9) A    10) E

3 comentários:

  1. Obrigado me ajudou muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo, a Doença de chagas é transmitida pelas fezes do barbeiro. Fonte Parasitologia Humana, de Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas fases do barbeiro está presente o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

      Excluir