terça-feira, 29 de janeiro de 2013

crustáceos resumo


Artigo sobre as principais características dos crustáceos com questões de vestibular

Crustáceos

Os crustáceos receberam este nome por causa da composição do seu exoesqueleto de carbonato de cálcio, que forma uma crosta. São de hábitos aquáticos, sendo a maioria marinha. As espécies mais conhecidas são as lagostas, camarões, siris, caranguejos e tatuzinhos.
O corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome, ou em cefalotórax e abdome. Possuem 5 pares de apêndices, 2 pares de antenas na região cefálica, que é característica distintiva destes animais. Possuem um tronco segmentado e um telson na região terminal, portador de um ânus. Em muitos crustáceos o tórax está coberto por uma carapaça dorsal.



CLASSIFICAÇÃO DOS CRUSTÁCEOS


Os crustáceos são divididos em dois grupos:

Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos.
Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.

Isópodes - apresentam numerosas patas e todas semelhantes. O principal representante desse grupo é o Tatuí.


Subclasse Branchiopoda

 Ordem Cladocera - são conhecidos como pulgas d"água, devido a semelhança com aqueles insetos. Locomovem-se através das antenas transformadas em vigorosos órgãos de propulsão.
Podemos encontra-las em concentrações que variam de 100 a 100.000 por metros cúbicos de água. São de suma importância sob o aspecto ecológico, uma vez que representam a dieta principal dos peixes de água doce.
Ex. Daphnia pulex.
 
  Subclasse Ostrácoda -
Pequenos crustáceos muito comum na água doce e do mar, possui o corpo não segmentado, completamente protegido por uma concha, constituída por duas valvas. Ex. Strandesia.
Subclasse Copépoda
Ordem Cyclopoidea -
Pequenos crustáceos encontrados em freqüência nos lagos, riachos ou mares, onde servem de alimentos para outros animais. As fêmeas são reconhecidas facilmente quando estão com os sacos ovígeros. Alguns podem ser vistos a olho nu e reconhecidos pela maneira de locomoção que efetua por pequenos saltos. Ex. Cyclops.
 
Subclasse Cirripédia
Ordem Thoracica - São animais sésseis que se apresentam bem diferentes de outros crustáceos, sendo dificilmente reconhecidos como tais. Eles fixam-se pela região pré-oral, e tem seu corpo protegido por uma carapaça constituída por várias placas às vezes fundidas umas às outras. Dois tipos são encontrados nas águas litorâneas: as que possuem pedúnculo, conhecidas como Lepas, e as que não possuem conhecidas como Balanus (cracas).são vivíparas.
 
  Subclasse Malacóstraca
Ordem Isopoda: -São representados pelos tatuzinhos de jardim (Porcellio e Armadillidium) e as baratinhas da praia (Ligia exotica).São crustáceos terrestres que apresentam sete segmentos torácicos distintos, cada um com um par de pernas.A respiração nos isópodos é feita através de apêndices abdominais modificados para esse fim.

 
Ordem Decapoda
Caracterizam-se por apresentarem 5 pares de extremidades locomotoras. Nesta ordem estão os principais crustáceos, os mais evoluídos que entram na alimentação humana.

Caranguejo-branco-de-areia
exemplo de Crustáceo
Ex. camarões, lagostas, siris, caranguejos, etc.

Interessante é um espécie denominada Clibanarius vittatus também conhecido como paguro, caranguejo ou Bernardo-o-ermitão. Vive dentro de uma concha vazia de molusco. 


Siri-puã

O siri é um dos animais dessa ordem mais consumido pelos seres humanos a maior diferença entre eles e os caranguejos estão nas patas traseiras. Nos siris tem a forma de remo, nos caranguejos, forma de garra.
Basicamente podemos diferenciar nos adultos o desenvolvimento do apêndice abdominal, nas fêmeas é bem mais largo com relação ao dos machos.

Esse desenvolvimento é justificado com a função de proteção aos ovos que darão origem aos descendentes.



Morfologia dos Crustáceos

Para além das características gerais, é importante mencionar os principais apêndices de um crustáceo típico, localizados dos lados de cada segmento e cujo número e aspecto são usados para a sua identificação.[2]

Na cabeça:
  • olhos geralmente compostos, como os dos insetos, mas colocados num pedúnculo, podendo mover-se;
  • antênulas ou 1as antenas (um par);
  • antenas ou 2as antenas (um par);
  • mandíbula ou 1a maxila (um par);
  • maxilas ou 2a e 3a maxila (um ou dois pares);

No tórax:
  • maxilípedes ou “patas-maxilas” (0-3 pares);
  • pereiópodes ou “patas-de-locomoção” podendo apresentar o primeiro par de pereiópodes quelado usado para defesa (até 5 pares);

No abdómen:

  • pleópodes ou “patas-nadadoras” (depende do número de segmentos) – muitas vezes com brânquias e outras adaptações para segurarem os ovos;
  • urópodes, que são o equivalente à cauda dos peixes, localizados no último segmento abdominal, podendo formar junto com o télson o leque caudal.

Estes apêndices são igualmente articulados e tipicamente birramosos e podem apresentar birreme (bifurcação nos apêndices); as suas partes típicas são:
  • o protópode, a porção que articula com o corpo do animal;
  • o exópode, a porção seguinte, localizada do lado externo do corpo;
  • o endópode, uma parte paralela ao exópode, localizada do lado interno do corpo;
  • os epípodes e endites, que são apêndices adicionais do protópode, os primeiros localizados no corpo do protópode, os segundos na sua extremidade.

Um apêndice com todas estas partes também se denomina filópode.


Órgãos sensitivos 

São estruturas que colocam o animal em contacto com o meio ambiente, são sensíveis ao tato, gosto, olfato e visão.
A visão e dada pelos olhos compostos que são pedunculados e móveis. O tato é percebido pelos pêlos tácteis que se distribuem pelo corpo. O sentido químico, gosto mais olfato, reside em pêlos localizados nas extremidade das antenas, peças bucais e extremidade daquelas.
Equilíbrio e orientação à gravidade é dado pelo estatocisto que é uma estrutura em forma de saco que se abre dorsalmente sob pêlos finos, no artículo basal de cada antênula.

Muda 

Como o esqueleto é rígido, deve ser mudado periodicamente para permitir o crescimento do tamanho do corpo.
órgão X, uma pequena glândula, produz hormônios que inibe a muda, enquanto que os hormônios do órgão Y induz a muda.
Antes da muda um novo esqueleto mole cresce embaixo e separe-se do mais velho, músculo e outras estruturas dentro das extremidades amolecem e diminuem de volume. A velha cutícula então abre-se dorsalmente, e o animal lentamente se retira deixando o revestimento aumentando o volume do corpo e distendendo a nova cutícula.
Em camarão por exemplo, ocorre várias mudas que determina estágios larvais, onde os jovens são muito diferente dos animais adultos. Estágios larvais do camarão : Nauplius, Protozoea, Zoea, Mysis e Adulto.

Regeneração

Os crustáceos tem boa capacidade de regenerar partes perdidas. Quando perde-se uma parte ela começa a ser regenerada na muda seguinte e cresce a cada muda, até ficar completa.
Se arrancarmos o pedúnculo todo do olho, a regeneração pode ser defeituosa e não originar um novo olho, e sim um apêndice em forma de antena. Regeneração de uma parte diferente daquela que foi removida é chamada heteromorfose. A regeneração é tanto maior quanto mais jovem for o animal.


Tegumento

O exoesqueleto dos crustáceos é enriquecido com carbonato de cálcio. Por baixo do tegumento existem glândulas tegumentares e cromatóforos.

Respiração

Os crustáceos são animais adaptados à vida no ambiente aquático, respirando através de brânquias que geralmente se desenvolvem na base dos apêndices torácicos. Embora a maioria dos crustáceos seja aquática, ha espécies que invadiram o meio terrestre, como é o caso do tatuzinho de jardim (ou tatu-bola), da barata-da-praia (gênero Ligia) e dos caranguejos terrestres ou caranguejo-fantasma (gênero Ocypode), muito comum nas partes secas das nossas praias e dunas de areia. Estas formas, entretanto, não tem adaptações completas ao meio terrestre, dependendo de brânquias para a sua respiração, que devem ser sempre umedecidas ou mantidas úmidas para as trocas gasosas.

Locomoção

São animais nadadores, e a natação é promovida pelo movimento dos apêndices.
Algumas espécies são rastejadoras, pois possuem os apêndices pesados, que se adaptaram para rastejas e cavar.

Nutrição

Possuem uma variedade muito grande de dietas. Há na região da cabeça, ao redor da boca, um par de mandíbulas e outros apêndices para a obtenção de alimento. Grande parte dos representantes são filtradores, alimentando-se de plâncton  e detritos. Este tipo de alimentação envolve cerdas, ao invés de cílios. Os apêndices criam uma corrente de movimentação de água e as partículas alimentares ficam presas nos apêndices ou cerdas filtradoras. São removidos destas cerdas por cerdas em forma de escova e levadas até as peças bucais. A boca está na posição ventral e o aparelho digestivo é reto.

Circulação

O sistema circulatório dos crustáceos é bastante parecido com o dos quelicerados. É formado por um coração dorsal curto e irregular de onde saem seis artérias que se distribuem por todo o corpo. O sangue (hemolinfa) possui coloração azulada devido ao pigmento hemocianina, e volta ao coração pelos ostíolos. Este sistema circulatório é denominado aberto ou lacunar, porque o sangue não está sempre no interior dos vasos.

Excreção

A amônia  é a principal excreta nitrogenada. As glândulas responsáveis pela excreção são as glândulas antenais, ou glândulas verdes. Alguns experimentos mostram que as brânquias ajudam na excreção da amônia. As brânquias são os principais órgãos para a manutenção osmótica.
Possuem nefrócitos (células que recolhem e acumulam partículas de excreção) nos eixos das brânquias e base das pernas.

Aparelho digestivo 

É formado pela boca, esôfago, estômago dividido em duas partes: 1º- anterior, denominada câmara cardíaca e a 2º- posterior chamada de câmara pilórica; Intestino médio, intestino tubular e ânus. Na câmara cardíaca existem dentes calcificados formando um moinho gástrico que ajuda na trituração dos alimentos.



Sistema Nervoso

Muitos grupos desenvolveram vários graus de fusão medial e longitudinal dos gânglios. Possuem como estruturas sensoriais os estatocistos, olhos, proprioceptores, receptores táteis e quimiorreceptores. Os olhos são de dois tipos: medianos e compostos. O mediano é característico da larva e pode ou não persistir no adulto. Os ocelos são compostos de células fotorreceptoras. O olho mediano serve para orientação. Os adultos têm 2 olhos compostos na região lateral da cabeça. Algumas espécies não possuem olhos compostos.

Sistema Reprodutor

A maioria dos crustáceos é dioica  embora existam espécies hermafroditas como a Craca. As gônadas encontram-se na posição dorsal do tórax ou abdome e são estruturas alongadas, encontradas aos pares. O macho dispõe de vários apêndices modificados para segurar a fêmea. Em algumas espécies os espermatozoides são aflagelados e imóveis, e em outras são transmitidos por espermatóforos. Algumas fêmeas podem possuir um receptáculo seminal.
Em geral as fêmeas incubam os ovos em apêndices ou em câmaras incubadoras (sacos ovígeros). Os ovos são centrolécitos, possuem desenvolvimento indireto e, na maioria dos casos, mais de um tipo de larva. O lagostim possui desenvolvimento direto.

Quando adultos muitos dos crustáceos se mostram completamente diferentes de quando nascem, pois nesta fase cobre-se com uma casca grossa . Na sua fase larval, os crustáceos menores servem de alimento para muitos peixes.

O menor crustáceo existente é a pulga-d’água, é tão pequena que mal pode ser vista a olho nu; já o maior deles é o caranguejo.

De uma maneira geral, os crustáceos são carnívoros ou onívoros. Eles alimentam-se de carne, peixe, mexilhão, as carnes magras são muito apreciadas em sua dieta. 


Fontes:
http://www.geocities.com/maquaticos/
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/ciencias_indice.html
http://www.biomania.com.br

Questões sobre os crustáceos

1) Os crustáceos são economicamente importantes porque:

a) são todos herbívoros;
b) são parasitas de animais nocivos ao homem;
c) são predadores de peixes;
d) são comestíveis pelo homem;
e) são hospedeiros intermediários de vários parasitas humanos. 

2) (MED. TAUBATÉ) Não é característica dos crustáceos:

a) simetria bilateral;
b) triploblásticos;
c) segmentação metamérica;
d) respiração por brânquias;
e) pseudocelomados.

3)  I.   A principal característica dos crustáceos é a presença de 4 pares de antenas.
      II.  Os crustáceos têm sistema circulatório aberto ou lacunar, com hemocianina como pigmento respiratório.
      III. A excreção dos crustáceos é feita pelas glândulas verdes.
São corretas:
a) todas as frases;
b) apenas as frases I e II;
c) apenas as frases II e III;
d) apenas a frase III;
e) apenas as frases I e III

4) (PUC) O aparelho excretor do camarão representado:
a) pela célula-flama;
b) pelo nefrídeo;
c) pelo túbulo de Malpighi;
d) pela glândula verde;
e) pelo bacinete.
5) Possuem funções comparáveis:

a) os tubos de Malpighi;
b) os tubos de Malpighi e os ovidutos;
c) os cnidoblastos e os ovidutos;
d) os cnidoblastos e as células-flama;
e) o vacúolo pulsátil e o estigma.

6)  Num jantar, havia: lagosta, camarão, polvo, cação, lula, mexilhão, siri e esturjão. Essa refeição continha, portanto:

a) somente crustáceos;
b) somente moluscos;
c) somente crustáceos e moluscos;
d) somente peixes e crustáceos;
e) crustáceos, moluscos e peixes.

7) (UFSC 2011)
Leia atentamente o trecho da obra de João Cabral de Melo Neto.
Vou dizer todas as coisas
que desde já posso ver
na vida desse menino
acabado de nascer:
aprenderá a engatinhar
por aí, com aratus*,
aprenderá a caminhar
na lama, com goiamuns*,
e a correr o ensinarão
os anfíbios caranguejos,
pelo que será anfíbio
como a gente daqui mesmo.
* aratus e goiamuns – espécies de caranguejos.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 127-128.

Este trecho faz a previsão da vida futura de um menino que aprenderá a engatinhar e caminhar com aratus e goiamuns. Estes dois animais, assim como outras espécies de caranguejos, são representantes dos crustáceos. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

1) Os crustáceos  pertencem  a  um  filo  que tem como principais características os apêndices articulados e a presença de um exoesqueleto.
2) Entre os crustáceos, o número de patas e apêndices articulados é variável entre as diferentes espécies.
4) No hábitat relacionado ao texto acima encontramos aratus e goiamuns, e também plantas com raízes respiratórias.
8) Os  crustáceos  são  animais  que  vivem  exclusivamente  em  ambientes  aquáticos, sejam marinhos ou de água doce.
16) O exoesqueleto de alguns crustáceos pode ser impregnado de substâncias calcárias.
32) O berçário dos goiamuns e aratus é rico em nutrientes trazidos pelos rios.
64) Quando  o  autor  fala  dos  anfíbios caranguejos quer  dizer que anfíbios e caranguejos têm respiração branquial na fase larval da vida e pulmonar quando adultos.


8) (UEMA) A região cefálica de um caranguejo difere daquela de um besouro porque a do caranguejo possui 

a) dois pares de antenas, enquanto a do besouro possui só um par. 
b) um par de antenas, enquanto a do besouro possui dois pares. 
c) olhos compostos, enquanto a do besouro possui ocelos simples. 
d) ocelos simples, enquanto a do besouro possui olhos compostos. 
e) um par de mandíbulas, enquanto a do besouro possui dois pares.

9) (UNB) Os animais conhecidos popularmente como "tatuíras", comuns nas praias do litoral gaúcho, pertencem ao grupo dos Crustáceos. Assinale a alternativa que apresenta somente animais que fazem parte deste grupo taxonômico. 

a) ostra - caramujo - lula 
b) siri - tatuzinho-de-jardim - camarão 
c) craca - lagostim - marisco 
d) centopéia - mexilhão - lacraia 
e) ouriço-do-mar - caranguejo - anêmona

10) (FEI) Um aluno, da FEI, foi a um jantar, onde havia camarão, ostra, lula e lagosta. Esta refeição continha portanto: 

a) apenas peixes 
b) apenas crustáceos 
c) apenas moluscos 
d) apenas crustáceos e moluscos 
e) apenas peixes e moluscos

Gabarito:

1) D    2) E    3) C    4) D    5) A     6) E    7) 1, 4, 16 e 32    8) A    9) B   10) D

Nenhum comentário:

Postar um comentário