domingo, 13 de janeiro de 2013

Botânica questões vestibular


Botânica

1) Analise a descrição abaixo: "Grupo de plantas de pequeno porte, encontradas em locais úmidos e sombreados, que crescem no solo ou sobre os troncos das árvores. Há poucas espécies dulcícolas e nenhuma marinha. Este grupo de plantas apresenta rizóides e não possui vasos condutores".

Após a análise do texto, assinale a alternativa que apresenta o nome do grupo das plantas com as características apresentadas. 

a) Briófitas. 
b) Angiospermas. 
c) Gimnospermas. 
d) Dicotiledôneas. 
e) Pteridófitas.

2) :Buscando informações sobre musgos, um estudante consultou o índice a seguir, retirado de dois livros que diferiam quanto ao sistema de classificação dos vegetais. 

LIVRO A
REINO PLANTAE

- Vegetais inferiores (corpo reduzido a um talo) p. 201. 
- Vegetais intermediários (sem sementes, com ou sem tecidos de condução) p. 202. 
- Vegetais superiores (com sementes, com tecidos de condução) p. 204 

LIVRO B 
REINO PLANTAE 
- Criptógamos avasculares (sem semente, sem tecidos de condução) p.340 
- Criptógamos vasculares (sem sementes, com tecidos de condução) p. 341 
- Fanerógamos (com sementes, com tecidos de condução) p.342

Em que páginas dos livros A e B, respectivamente, o estudante encontrará as informações que procura? 

a) 201 e 340. 
b) 201 e 341. 
c) 202 e 341. 
d) 202 e 340. 
e) 204 e 342.

3) Responder à questão preenchendo com V (verdadeiro) ou F (falso) os parênteses correspondentes às afirmativas sobre os musgos. 

( ) Pertencem ao grupo das briófitas. 
( ) São seres vivos heterotróficos absortivos. 
( ) São desprovidos de traqueídeos. 
( ) Preferem solos secos e frios. 
( ) São parentes das hepáticas. 

A seqüência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

a) F - F - V - V - V 
b) F - V - F - V - F 
c) V - F - V - F - V 
d) V - V - F - V - V 
e) V - V - V - F - F

4) Considere as seguintes características: 

I - nítida alternância de gerações 
II - presença de tecidos de condução 
III - ocorrência de meiose espórica
Um musgo (briófita) e uma samambaia (pteridófita) apresentam em comum: 

a) I e II 
b) II e III 
c) I e III 
d) I, II e III 
e) nenhum dos itens

5) Esta questão diz respeito aos grandes grupos vegetais. 

( ) Na maioria terrestres, de lugares úmidos e de pequeno porte (alguns centímetros), os musgos e as hepáticas são briófitas. 
( ) As samambaias e as avencas são pteridófitas. Os primeiros vegetais a apresentarem tecidos condutores de seiva (vasos liberianos e vasos lenhosos). 
( ) As espermatófitas (traqueófitas mais evoluídas) incluem dois grandes grupos: as gimnospermas, sem frutos, e as angiospermas, com frutos protegendo as sementes. 
( ) As angiospermas têm grande interesse econômico na maioria são árvores, algumas das quais de grande porte como Pinheiros, Ciprestes, Coníferas e Sequoias. 
( ) Um aspecto marcante e exclusivo das gimnospermas é a chamada dupla fecundação, a partir da qual são produzidos dois núcleos diploides.

6) Analise as estruturas numeradas na figura a seguir e as proposições apresentadas a respeito das mesmas.

( ) Na figura é mostrado o esquema da flor de uma angiosperma em fecundação.
( ) Em a é mostrado o 1º verticilo floral - a corola, formada por sépalas, de função atrativa.
( ) Em b tem-se o 2º verticilo floral - o cálice, conjunto de pétalas e que tem função nutritiva para o saco embrionário.
( ) Em c é mostrado um estame, que é formado por filete, conectivo e antera.
( ) Em d é mostrado o 4º verticilo floral - o gineceu, com indicação do ovário (1), estilete (2) e estigma (3).

7) Leia atentamente o texto adiante para responder às questões a seguir. 


MONTEIRO LOBATO (1882-1947) 

1. As obras "infantis" de Monteiro Lobato ajudaram muito na formação de milhares de pequenos brasileiros que, quando marmanjos, passariam a citar de boca cheia, e às vezes sem confessar, uma porção de coisas que aprenderam com as personagens do Sítio do Picapau Amarelo, inesquecíveis companheiras de aventuras por vários tempos e espaços. Quanto da história e da mitologia grega não se aprende ao lado da boneca Emília, que tagarela pedantemente com Péricles ou com Hércules? Na "História do mundo para as crianças", vai-se da origem do universo (sabiamente explicada pela vovó Benta como hipótese), passando pelo uso do fogo, pelos hieróglifos, pelos assírios e babilônios, pelo império romano, pelos tempos da cavalaria, pelas revoluções do século XVIII, até à chamada "era dos milagres", que é como Lobato batizou a vida com luz elétrica, telefone, cinema - e com o manejo atômico que deu na tragédia de Hiroshima, epílogo também do livro, que termina com esta frase da vovó sabida: "O tempo, só o tempo pode curar o grande defeito da humanidade - que é ser muito criança ainda". Dona Benta (permito-me eu), o homem continua brincando, e seus brinquedos são cada vez mais fantásticos e perigosos... 
2. Sempre foi intenção de Lobato ensinar sem ser chato, opinar sem ser pretensioso. Se Dona Benta é uma velha de óculos e muita leitura, Emília é uma abelhuda crítica e irreverente. Em "Emília no país da Gramática", onde não faltam lições de fonética, de formação e de classes de palavras, há esta frase da boneca que muito lingüista moderno poderia adotar como lema, fazendo coro com os alunos: "- Que peste é a tal Gramática!". Já depois de ler a "Aritmética da Emília", o jovem leitor lamentará que Lobato não tenha entrado na Álgebra e na Geometria, nas expressões, nas equações de todos os graus, nas seqüências e nas funções - para que o escritor lhe apresentasse alguns dos "bichos de sete cabeças" da Matemática com a mesma graça e eficácia com que iniciara os meninotes nas frações e nos números complexos. Também um iniciante na Física não pode se queixar, lendo a "História das invenções": são sugestivas as explicações sobre a operação das alavancas (que permitiu ao homem a construção das pirâmides), das roldanas, das dragas (com as quais se escavou o Canal do Panamá), dos guindastes, dos moinhos... Nesse mesmo livro, qualquer um admirará a facilidade com que se explica a formação e as propriedades do vidro, do carvão, do petróleo... Quanto ao petróleo, não custa lembrar que a campanha nacionalista de Lobato, que incluía a exploração estatal do "ouro negro" (como também a do ferro), custou-lhe seis meses de cadeia, em 1941, num período especialmente sombrio da história do nosso país e trágico da história universal. Em "O poço do Visconde", jorra o precioso óleo em pleno sítio, e não falta a chegada do técnico norte-americano para tentar tomar conta da situação e acabar escorraçado pelos indignados habitantes... 
3. Em "A reforma da natureza", as experiências realizadas por Emília e pelo Visconde geram monstros: 1alteram o funcionamento de "Dona Pituitária" em insetos, que assim adquirem novas formas, proporções e propriedades, espantando os vizinhos e provocando em D. Benta uma verdadeira manifestação ecológica: "- Mas que absurdo, Emília, reformar a natureza! Quem somos nós para corrigir qualquer coisa que existe? E quando reformamos qualquer coisa, aparecem logo muitas conseqüências 2que não previmos. Tudo quanto existe levou milhões de anos a formar-se, a adaptar-se; e se está no ponto em que está, existem mil razões para isso." Que diria hoje D. Benta acerca da clonagem e dos transgênicos? 
4. As adaptações que faz Lobato de obras ficcionais ou a recuperação de fatos históricos são também notáveis: seu "D. Quixote" é alegre e comovente, seu "Hans Staden" introduz o leitor num capítulo importante de nossa história colonial, nem falta a apresentação de personagens como Marco Polo, Bolívar e Lincoln, conhecido por suas frases lapidares. O que espanta nessa pluralidade é que nada surge como aleatório, tudo parece fazer parte de uma didática natural, proveitosa e sempre polemizada pela palpiteira Emília. 
5. O leitor que percorra essa obra notará, em muitos pontos, o quanto ela tem de orgânico. Se num livro o autor se referia, por exemplo à máquina a vapor, em outro esse invento vem associado ao carvão-de-pedra que, "mais o ferro, foi o que deu a vitória aos ingleses. Sem isso, a Inglaterra seria um quase nada, como o fora antes da invenção de Watt".
6. Ao instalar suas criaturas numa base rural, dispondo-se a dali falar de tudo e a contar qualquer história (numa linguagem ao mesmo tempo exata, imaginativa e fluente, sem concessões à famigerada "literatura infantil"), Lobato parece ter querido reunir a beleza natural do primitivo ao encantamento pelo enciclopédico. De certa forma, reuniu a seu modo as realidades de um país ainda arcaico e já moderno, contradição nossa até hoje. Soube admirar tanto a mangueira frondosa quanto a técnica fecunda; se vivesse nos dias de hoje, provavelmente estaria batalhando pelo desenvolvimento sustentável. 
7. Sempre haverá a curiosidade nossa de saber o que Emília pensaria hoje da globalização, da difusão de novas seitas, dos conflitos religiosos, das ações terroristas... . Se nada mais sobrasse da obra de Lobato, essa vivíssima boneca de pano expressaria sempre um fundamento de malandragem, humor e vivacidade crítica - combinação que, dizem alguns, resume algo de nosso "temperamento", forjado no caldeirão de raças e culturas de que procedemos. (Eurípides de Souza e Passos, inédito) 
No parágrafo 6 é citada uma mangueira frondosa. Assinale a alternativa da tabela que contém características corretas da classe à qual essa árvore pertence. 
frondosa
8)  cultivo de plantas pelo homem está entre os mais importantes fatos que propiciaram o desenvolvimento de grandes civilizações. Os itens seguintes referem-se à estrutura, classificação e fisiologia de alguns vegetais cultivados. Julgue-os. 

( ) O milho é um vegetal do grupo das monocotiledôneas. 
( ) A soja produz semente sem proteção. 
( ) A cenoura é um vegetal rico em vitamina A, cuja parte comestível e largamente comercializada é uma raiz tuberosa. 
( ) A castanha de caju é o fruto do cajueiro, enquanto que a parte carnosa (caju) é um pseudofruto

9) Observa-se que as bananeiras inibem o crescimento de outras espécies de vegetais plantadas próximo a elas. Para verificar se essa inibição é provocada por uma substância produzida pelas bananeiras, o melhor procedimento será 

a) comparar o crescimento das outras espécies cultivadas com extrato de bananeiras, em ambiente com a mesma intensidade luminosa. 
b) comparar o crescimento das outras espécies em cultivos com e sem aplicação de extrato de bananeiras. 
c) comparar o crescimento das outras espécies cultivadas com extratos de bananeiras, em diferentes temperaturas. 
d) analisar quimicamente extratos das bananeiras e de outras espécies.

10) Um Engenheiro Agrônomo recomendou para um agricultor que utilizasse plantas com raízes fasciculadas para controlar a erosão. Estas plantas, que também possuem folhas com nervuras paralelas, são classificadas como: 

a) briófitas. 
b) pteridófitas. 
c) gimnospermas. 
d) monocotiledôneas. 
e) dicotiledôneas.

11) Araucária, eucalipto, samambaia e orquídea não exemplos, respectivamente, de 

a) Pteridófita, Angiosperma, Gimnosperma e Monocotiledônea. 
b) Monocotiledônea, Pteridófita, Gimnosperma e Dicotiledônea. 
c) Pteridófita, Gimnosperma, Monocotiledônea e Dicotiledônea. 
d) Gimnosperma, Monocotiledônea, Dicotiledônea e Pteridófita. 
e) Gimnosperma, Dicotiledônea, Pteridófita e Monocotiledônea.

12) Para o cultivo de plantas de diferentes grupos taxonômicos, foram construídos quatro canteiros, como se segue: 

1 - Bryophyta 
2 - Pteridophyta 
3 - Gymnospermae 
4 - Angiospermae 

Considerando as características dos grupos anteriormente mencionados, assinale a alternativa CORRETA: 

a) as plantas de todos os canteiros foram cultivadas a partir de sementes coletadas nos seus respectivos habitat. 
b) as plantas dos canteiros 1 e 2 foram cultivadas em ambientes úmidos e sombreados, em virtude das particularidades de seus ciclos de vida. 
c) as plantas dos canteiros 3 e 4 apresentam sementes com um ou dois cotilédones e frutos com pericarpo desenvolvido. 
d) em todos os canteiros foram cultivadas plantas monóicas e dióicas, para garantir a polinização das espécies. 
e) os canteiros 2, 3 e 4 são de grandes dimensões, pois as plantas apresentam crescimento secundário.

13) Algumas plantas, através de variação e seleção natural, conseguiram mostrar uma grande adaptação às condições de vida terrestre. Em suas raízes e caules encontramos xilema e floema bem desenvolvidos. Suas estruturas reprodutoras atraem uma série de agentes que contribuem na polinização. Além disso, apresentam fruto, o que garante a dispersão das sementes. A partir da leitura do texto, cinco estudantes do 2° grau fizeram as afirmações a seguir. Assinale a afirmação errada. 

a) As plantas em questão não são Gimnospermas. 
b) Essas plantas apresentam transporte eficiente de seivas bruta e elaboradas. 
c) As referidas plantas podem se Dicotiledôneas. 
d) Esses vegetais apresentam flores diferenciadas. 
e) As referidas plantas não apresentam flores com estames.

14) Plantas insetívoras são plantas que, embora fotossintetizantes, alimentam-se de insetos e outros pequenos animais devido as estruturas foliares especialmente adaptadas à captura. Nessas estruturas há a produção de enzimas hidrolíticas que digerem a presa fornecendo matéria orgânica à planta. Os compostos que mais podem interessar a uma planta insetívora são: 

a) sais minerais 
b) glicose 
c) amido 
d) celulose 
e) compostos nitrogenados

15) Em relação à propagação das angiospermas, são feitas as seguintes afirmações. 
I - A presença do gineceu e do androceu na mesma flor permite, durante o processo de reprodução, uma variabilidade genética maior. 
II - Flores com corolas vistosas, glândulas odoríferas e glândulas nectaríferas geralmente estão adaptadas à polinização pelo vento. 
III - Geralmente os agentes polinizadores e disseminadores de frutos e sementes são o vento, a água e os animais. Quais estão corretas? 

a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas III. 
d) Apenas I e II. 
e) I, II e III.

16) Um vegetal conhecido como "cipó-chumbo" tem aspecto filamentoso e produz flores e frutos. Suas raízes são do tipo haustório e penetram até o floema da planta sobre a qual vive. O "cipó-chumbo" é uma 

a) angiosperma epífita, cujas raízes lhe dão suporte, não causando nenhum prejuízo à outra planta. 
b) angiosperma hemiparasita, pois retira a seiva bruta da planta sobre a qual vive. 
c) gimnosperma parasita, que retira a seiva elaborada da outra planta. 
d) gimnosperma hemiparasita, que retira a seiva bruta da planta hospedeira. 
e) angiosperma parasita, que retira a seiva elaborada da outra planta.

17) Considere, no esquema a seguir, as características de determinados grupos vegetais. angiospermas
Assinale a alternativa cujos grupos vegetais estão representados, respectivamente, pelos algarismos I, II, III e IV.

a) Briófitas, gymnospermas, angiospermas e pteridófitas.
b) Pteridófitas, gymnospermas, angiospermas e briófitas.
c) Briófitas, angiospermas, gymnospermas e pteridófitas.
d) Pteridófitas, angiospermas, gymnospermas e briófitas.
e) Briófitas, gymnospermas, pteridófitas e angiospermas.


18) O dono de um sítio cultiva milho, abóbora, tomate, feijão, banana e laranja com finalidades comerciais. O número de tipos de FRUTOS vendidos pelo sitiante, que provêm de plantas com folhas reticuladas e que possuem sementes com dois cotilédones é 

a) 2                       b) 3                    c) 4                        d) 5                          e) 6

19) As plantas são adaptadas para a busca de maior eficiência nos processos metabólicos. Associe as duas colunas que tratam dessas adaptações (coluna I) e de suas conseqüências (coluna II). 

Coluna I 
1. Presença, na raiz, de uma região pilífera e de uma zona de ramificações. 
2. Folhas e aspecto laminar, planas e achatadas. 
3. Existência de grandes espaços intercelulares, como ocorre no tecido lacunoso. 
4. Nervuras muito ramificadas, em contato direto com as células. 

Coluna II 
a. Garantia de bom suprimento de água e carboidratos às células. 
b. Ampliação da superfície de absorção de água e de sais minerais e maior fixação. 
c. Maior eficiência na circulação de gases, facilitando sua absorção. 
d. Maior eficiência na captação de energia luminosa. 

A associação correta é 

a) 1a - 2b - 3d - 4c. 
b) 1a - 2d - 3b - 4c. 
c) 1b - 2d - 3c - 4a. 
d) 1b - 2a - 3c - 4d. 
e) 1c - 2a - 3d - 4b.

20) O fitoterápico laxtol apresenta, em sua composição, 

1. pó de folhas de sene 
2. semente de cássia 
3. fruto de tamarindo 
4. semente de coentro 
5. fruto de alcaçuz Dentre os componentes citados, quais apresentam característica(s) exclusiva(s) das angiospermas? 

a) Apenas 3 e 5. 
b) Apenas 2 e 4. 
c) Apenas 1, 2 e 4. 
d) Apenas 1, 3 e 5. 
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

21) O feijão é uma semente de grande importância na alimentação humana. Entretanto, até atingir a fase de semente, o óvulo fecundado tem seus componentes (I, II, III e IV) modificados profundamente.

Após a fecundação, os componentes indicados no óvulo darão origem, respectivamente, às seguintes partes da semente:
a) endosperma, tegumento, embrião, hilo.
b) endosperma, embrião, tegumento, hilo.
c) embrião, hilo, endosperma, tegumento.
d) endosperma, tegumento, hilo, embrião.
e) embrião, tegumento, endosperma, hilo.

22) Considere os vegetais 
I - 'Solanum lycopersicum' (tomate) 
I - 'Phaseolus vulgaris' (feijão) 
III - 'Solanum tuberosum' (batata) 
IV - 'Zea mays' (milho) 
V - 'Oryza sativa' (arroz) 

Levando em conta as regras de nomenclatura e considerando a existência de duas espécies de monocotiledôneas entre os vegetais mencionados, é correto afirmar, em relação ao grupo de espécies vegetais acima, que 

a) apresentam apenas três gêneros. 
b) apresentam três plantas com nervuras paralelas. 
c) apresentam três plantas com sistema radicular fasciculado. 
d) apresentam pelo menos dois reinos. 
e) apresentam três plantas com sistema radicular pivotante.

23) Considere as seguintes características dos vegetais: 

I. sistema vascular 
II. grãos de pólen e tubo polínico 
III. sementes nuas. 

Dessas, são comuns às gimnospermas e angiospermas 

a) somente I. 
b) somente II. 
c) somente III. 
d) I e II apenas. 
e) I, II e II.

24) Ao relacionar cada característica expressa nas alternativas a seguir com a vida vegetal, pode-se dizer que uma típica angiosperma aquática, crescendo totalmente submersa, apresenta, provavelmente, 

a) cutícula espessa nas folhas. 
b) grande número de estômatos na face inferior. 
c) ausência de tecidos condutores. 
d) grande quantidade de pêlos absorventes na raiz. 
e) pouco desenvolvimento dos tecidos de sustentação.

25) A domesticação de plantas começou há cerca de 11.000 anos, com o cultivo de várias espécies alimentícias. Entre elas, destacam-se as Gramíneas e as Leguminosas, fontes de carboidratos e de proteínas. Atualmente estas culturas são produzidas em várias partes do mundo e são a base da alimentação humana e animal. Assinale a alternativa que apresenta somente espécies alimentícias do grupo das gramíneas na coluna I e das leguminosas na coluna ll, respectivamente.
angiospermas
26) Nos vegetais superiores, após a fecundação, ocorrem transformações na estrutura floral, originando-se o fruto e a(s) semente(s). Qual das opções a seguir indica, respectivamente, o que dará origem ao FRUTO e à(s) SEMENTE(s)? 

a) Antera e grão de pólen. 
b) Receptáculo e ovários. 
c) Estigma e papilas estigmáticas. 
d) Ovário e óvulos. 
e) Óvulo e grãos de pólen.

27) O diagrama a seguir demonstra etapas do processo de reprodução nas angiospermas. angiospermas
As setas 1, 2, 3 e 4 indicam, respectivamente:
a) grão de pólen, tubo polínico, saco embrionário e micrópila
b) macrósporo, micrópila, oosfera e saco embrionário
c) macrósporo, saco embrionário, micrópila e oosfera
d) grão de pólen, saco embrionário, oosfera e micrópila

28) Relacione a primeira coluna com a segunda: 
1. Cálice 
2. Corola 
3. Androceu 
4. Gineceu

( ) Conjunto de estames. 
( ) Formado pelas sépalas. 
( ) Conjunto de pétalas. 
( ) Formado por uma ou mais folhas carpelares. A relação está CORRETA em: 

a) 1, 2, 3 e 4. 
b) 2, 4, 3 e 1. 
c) 3, 1, 2 e 4. 
d) 4, 3, 1 e 2. 
e) 2, 1, 4 e 3.

29) Nos vegetais superiores, o processo de polinização permite a troca de genes entre dois indivíduos e, conseqüentemente, a variabilidade genética na espécie. A eficiência do processo é garantida pela adaptação da flor a um determinado agente polinizador. Analise as adaptações a seguir e assinale a alternativa que contém a relação correta entre estas e o agente polinizador. 

I. estigmas plumosos 
II. corola vistosa 
III. filetes longos e flexíveis 
IV. grande quantidade de grãos de pólen 
V. glândulas odoríferas 
VI. glândulas produtoras de néctar 

a) Agente polinizador - vento

Adaptações: I - II - III. 

b) Agente polinizador - pássaros 
Adaptações: II - III - IV 

c) Agente polinizador - insetos 
Adaptações: II - V - VI 

d) Agente polinizador - pássaros 
Adaptações: IV - V - VI 

e) Agente polinizador - vento 
Adaptações: I - III - V

30) O fato de, em algumas flores, o gineceu e o androceu amadurecerem ao mesmo tempo 

a) garante floração mais prolongada da espécie. 
b) propicia maior produtividade de frutos. 
c) favorece a autofecundação. 
d) reduz as chances de autofecundação. 
e) impede a autofecundação.

Gabarito:

1) A    2) D    3) C   4) C   5) V V V F F    6) V F F V V   7) E   8) V F V V   9) B   10) D   11) E
12) B   13) E  14) E   15) C  16) E   17) C   18) B   19) C   20) A    21) A   22) E   23) D   24) E
25) A   26) D  27) C  28) C   29) C  30) C
 

16 comentários:

  1. Questões interessantes, inteligentes e do nosso cotidiano. Parabéns! Meu nome é Alexandre Dias de Macedo Torres, Caçapava do Sul-RS. alexandretorres76@hotmail.com. Não consegui postar no URL.

    ResponderExcluir
  2. Questões interessantes, inteligentes e do nosso cotidiano. Parabéns! Meu nome é Alexandre Dias de Macedo Torres, Caçapava do Sul-RS. alexandretorres76@hotmail.com. Não consegui postar no URL.

    ResponderExcluir
  3. Queria que dessem uma olhada na questão 2, falam sobre musgos, ou seja, brióftas que são plantas avasculares e de pequeno porte, portanto a resposta que fala que a pag 202 é correta, pode estar errada!!

    " Vegetais intermediários(??) (sem sementes, com(??) ou sem tecidos de condução) p. 202."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser porque algumas espécies de musgos apresentam tecidos condutores de seiva, apesar de serem diferentes dos das plantas vasculares.

      Excluir
    2. essa questao esta errada, o gabarito é A

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Na questão "2" a resposta correta é letra "D". Os vegetais intermediários são representados pelas briófitas (sem tecido condutor) e pteridófitas (com tecido condutor rudimentar, formado por traqueídeos). Os vegetais inferiores são as algas. Portanto, não pode ser a letra "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está errada, Algas não são vegetais mds... os "vegetais" considerados inferiores no Reino Plantae são as Briofitas pois difere dos outros grupos de planta, elas não possuem vasos condutores.

      Excluir
    2. ALGUNS LIVROS PODEM TRAZER AS ALGAS AINDA DENTRO DO CONTEXTO DE VEGETAIS, POIS AS PLANTAS EVOLUÍRAM DAS ALGAS. A QUESTÃO ESTÁ CORRETA.

      Excluir
  5. Questão 18 está errada, são 4 frutos de plantas com folhas reticuladas, Abóbora, Feijão(vagem),Tomate, Laranja!
    Alternativa (D)

    ResponderExcluir
  6. Questão 18 está errada, são 4 frutos de plantas com folhas reticuladas, Abóbora, Feijão(vagem),Tomate, Laranja!
    Alternativa (D)

    ResponderExcluir
  7. Me ajudem a Questão 3 está Correta mesmo?? letra "C, estou em Dúvidas????

    ResponderExcluir
  8. Para mim a questão 6 é : V, F, F, V, V. A corola é o conjunto de pétalas. Cálice é o conjunto de pétalas. A parte masculina é formada de antera, conectivo e filete. Já a feminina é formada de estigma, estilete e ovário.

    ResponderExcluir
  9. A 17 não tem opção correta

    ResponderExcluir
  10. A 17 é a letra c . Sim esta é a opção correta.

    ResponderExcluir