sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A independência dos Estados Unidos questões vestibular


Estudaremos nesse artigo sobre a independência dos Estados Unidos 
A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

            A independência dos Estados Unidos serviu como um ponto de referência no processo político e econômico que resultou no fim o antigo regime. Por causa disso desenvolveu-se na América do Norte um tipo de regime político renovado: a República, baseada na democracia representativa.

Os Estados Unidos teve origem com trezes colônias inglesas na América, isto a partir do século XVII. Num período de dois séculos, foi reunido mais de 2 milhões de habitantes. Entre colônias do Norte e do Sul havia grandes diferenças. Isto porque nas colônias do norte, a estrutura administrativa era baseada em uma ocupação de pequenas propriedades e colonos livres; nas do sul, era o oposto: grandes fazendas de produtos tropicais, cultivados por escravos africanos. Mesmo com essas diferenças,e como conseqüência, os vários conflitos resultantes, não impediu a formação de uma nação soberana e unificada.

As colônias do Norte e do Centro tiveram um desenvolvimento bem deferente das do Sul. Nestas regiões predominavam as pequenas e medias propriedades. O trabalho era livre, exercido por colonos que fugiram da Europa por motivos políticos ou religiosos.

Por causa do clima da região, os produtos agrícolas eram semelhantes aos cultivados na Europa, isto gerava pouca lucratividade. Isso enfraqueceu o comércio com a metrópole, pois, não havendo cargas que fossem e viessem da metrópole para colônia e vice e versa, o frete ficava caro. Apesar de proibida a existência de manufaturas, os ingleses permitiriam aos colonos do centro-norte uma certa autonomia econômica.

Manufaturas e policulturas trouxeram desenvolvimento econômico. O excedente logo passou a ser comercializado com as colônias do Sul, abastecidas até então pela metrópole. A região Sul, por ser mais próxima dos trópicos, passou a se especializar no cultivo de produtos como tabaco, anil e algodão, destinados a exportação. O comércio de produtos tropicais dava muitos lucros para a camada dominante. Essa forma de exploração também afetou a estrutura da propriedade e das relações de trabalho. Ali predominavam a grande propriedade, a monocultura e o trabalho escravo.

As atividades comerciais dos colonos do Norte ultrapassaram as fronteiras da nova Inglaterra. Começam a surgir os triângulos comerciais. O de mais destaque foi o que envolvia a exportação de peixe, gado e produtos alimentícios para as Antilhas. Lá, os colonos-comerciantes compravam melaço, rum e açúcar. Em Nova York e na Pensilvânia, transformavam o melaço em mais rum, que trocavam por escravos na África. Estes eram vendidos nas Antilhas ou nas colônias do Sul.

Outro triangulo começava na Filadélfia, Nova York, com carregamentos trocados na Jamaica por melaço e açúcar. Esses produtos eram levados para a Inglaterra e trocado por tecidos e ferragens, que eram trazidos para a Filadélfia.

As leis inglesas de navegação não tinham como proibir o desenvolvimento das colônias do Norte, isto porque estas leis não tinham como ser aplicadas. Mas quando o comercio colonial começou a concorrer com o metropolitano, naturalmente começaram a surgir atritos que resultaram na emancipação das treze colônias.

A reação da metrópole

O crescimento do comercio colonial começou a preocupar  a Inglaterra, isto induziu a  uma mudança na política. Outro dado importante que contribuiu para a mudança: foi a Guerra do Sete Anos (1756-1763), entre ingleses e franceses. Como a Inglaterra venceu, ela  se apossou de grande parte do território colonial Francês.

Ao mesmo tempo, o Parlamento inglês decidiu aumentar as taxas e os direitos da Coroa na América, para assim pagar parte dos custos da guerra. Esta medida tinha como objetivo também punir os colonos, porque durante a guerra, eles aproveitaram para  fazer negócios com os franceses no Canadá e nas Antilhas e  ainda cederam homens e recursos materiais aos inimigos.

George Grenville, primeiro-ministro inglês, decidiu colocar nas colônias uma força militar de 10 mil homens. O Parlamento também aprovou duas leis para arrecadar mais dinheiro as: Lei do Açúcar (1764) e a Lei do Selo (1765).

» Lei do Açúcar: esta lei estabelecia novas taxas alfandegárias sobre grande quantidade de produtos estrangeiros, entres estes estavam o melaço antilhano, que era importante para a fabricação de rum e açúcar.

» A Lei do Selo: esta lei exigia que fossem colocados selos em documentos legais, contratos comerciais, jornais e até em baralhos. Esta lei desagradou muito aos colonos, que protestaram, e fizeram uma reunião em Nova York, em 1765, o Congresso da Lei do Selo, que, mesmo afirmando serem  fieis a Coroa, decidiram boicotar o comercio inglês. O resultado foi a revogação desta lei e a redução das taxas sobre o melaço.

Havia problemas não só de ordem econômica, mas também intelectual, pois a elite  norte-americana e muitos dos colonos estavam sendo influenciados pelos ideais iluministas. Essas pessoas tinham o sonho da formação de um novo país, independente e livre.

Os colonos continuaram a contestar o direito legislativo do Parlamento inglês, recusando-se a cumprir a Lei do Aquartelamento (1765). Lei que exigia aos colonos que contribuíssem com alojamento, comida e transportes para as tropas inglesas enviadas as colônias.

Em 1767, o novo primeiro-ministro, Charles Townshend, fez mais uma exigência: que os colonos pagassem mais impostos sobre produtos importados. estes foram  chamados Atos Townshed. A resposta dos colonos foi o boicote as mercadorias inglesas. Por causa disso, em 1770, foram abolidos os Atos Townshend, menos o  imposto referente ao chá.

A crise teve o auge em 1773, porque  a Lei do Chá  dava o monopólio desse comercio a Companhia das Índias Orientais. A Companhia transportaria o chá diretamente das índias para América. Esta atitude deu grandes prejuízos aos colonos norte-americanos.

Mesmo assim o Parlamento ainda reagiu, pois em maio de 1774, o porto de Boston foi interditado até o pagamento dos prejuízos; Massachusetts e Boston ficaram sob controle militar.

Até 1763, o governo inglês tinha incentivado o povoamento a oeste das colônias, com o objetivo de combater as pretensões de invasão dos franceses e espanhóis.

Como a situação não estava de agrado do governo inglês, este  resolveu mudar sua política no que diz respeito a ocupação das terras a oeste das treze colônias, já que a guerra dos sete anos havia acabado e agora as terras estavam em seu poder. Então em 1763, o governo proibiu a ocupação dessas terras por mais colonos norte-americanos.  Então, em 1774, publicou oAto de Quebec, onde toda a região do Ohio e do noroeste passou a ser da província de Quebec (no atual Canadá).

O resultado destas  novas leis foi a  falência dos primeiros colonos que, para pagar suas dívidas tiveram de  vender suas propriedades e avançar em direção ao Oeste em busca de novas terras.

           Em 1764,  teve a Lei da Moeda, que proibia a emissão de dinheiros na colônia, isto servia para limitar a alta de preços dos produtos agrícolas e tornavam mais difícil a situação dos plantadores.

A guerra de independência dos Estados Unidos

        Foi decidido pelo Parlamento inglês, que os habitantes das colônias, deveriam bancar parte dos custos da guerra. Tudo, com a intenção de ampliar os valores e os direitos da Coroa sobre a América. 

      Os colonos não aceitavam as propostas do Parlamento Inglês, pois estavam exigindo que eles abrigassem e fornecessem transporte para as tropas que chegavam à colônia. 

      No ano de 1773, ocorreu um ataque que ficou conhecido como a festa do Chá de Boston, que foi ocasionado devido a Lei do Chá, a qual dava o direito de posse do comércio do chá para a Companhia das Índias Orientais. Comerciantes se passaram por índios mohankws no porto de Boston e devastaram trezentas caixas de chá que haviam sido tiradas do barco. 

      Esta ação dos comerciantes levou os ingleses, no ano de 1774, a proclamarem as Leis Intoleráveis. 

      O Primeiro Congresso Continental a Filadélfia, enviou um requerimento ao Parlamento Inglês, depois de ser convocado. Ele pedia a anulação das Leis Intoleráveis, em respeito aos colonos. 

      No ano seguinte, mais um ataque ocorreu, levando a morte de colonos, e finalmente começaram a se organizarem de uma maneira civilizada. 

      Assim inicia-se a guerra pela independência, ainda em 1775. Os representantes reuniram-se no Segundo Congresso Continental de Filadélfia, onde constataram a necessidade de se organizarem disciplinadamente, assegurando os direitos dos colonos. G. Washington liderava as tropas e Thomas Jefferson a liderava a comissão encarregada de redigir a Declaração de Independência. 

     Os Estados Unidos se torna independente em julho de 1776, depois de batalhas dos colonos americanos e franceses contra os ingleses. No Tratado de Paris em 1783, foi confirmada a independência americana.

  História - Independência dos Estados Unidos
Thomas Jefferson: redigiu a Declaração de Independência em 1776


questões sobre a independência dos EUA

1) (Fuvest-SP) "O puritanismo era uma teoria quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita [...J o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade."

Essa passagem de A democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:

a) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.

b) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.

c) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos.

d) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.

e) bem-sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.

2) Qual o significado histórico da chamada Boston Tea Party?

3) Por que os franceses apoiaram as Treze Colônias na Guerra de Independência? E como isso influenciou no desenrolar da Revolução Francesa?

4) (PUC-PR) Leia o texto a seguir e extraia a ideia central:
 "São verdades incontestáveis para nós: todos os homens nascem iguais; o Criador lhes conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; para assegurar esses direitos se constituíram homens-governo cujos poderes justos emanam do consentimento dos governados; sempre que qualquer forma de governo tenda a destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mudá-la ou aboli-la, instituindo um novo governo cujos princípios básicos e organização de poderes obedeçam às normas que lhes pareçam mais próprias para promover a segurança e a felicidade gerais."
            (Trecho da "Declaração de Independência dos Estados Unidos da América", Ministro das Relações Exteriores, EUA.)

A ideia central do texto é:

a) A forma de governo estabelecida pelo povo deve ser preservada a qualquer preço.
b) A realização dos direitos naturais independem da forma, dos princípios e da organização do governo.
c) Cabe ao povo determinar as regras sob as quais será governado.
d) Todos os homens têm direitos e deveres.
e) Cabe aos homens-governo estabelecer as regras para o povo.

5) (Fatec) A Lei do Açúcar (1764), a Lei do Selo (1765) e a Lei Townshend (1767) representaram, quando implementadas, para

a) os EUA, um estopim à declaração de guerra à França, aliada, incondicionalmente, aos interesses ingleses.
b) a França e a Inglaterra, formas de arrecadação e controle sobre o Quebec e sobre as Treze Colônias.
c) os EUA, uma excepcional oportunidade, pela cobrança destes impostos, à ampliação de seus mercados interno e externo.
d) as Treze Colônias, uma medida tributária que possibilitou a expansão dos negócios da burguesia de Boston na Europa, marcando, assim, o início da importância dos EUA no cenário mundial.
e) a Inglaterra, uma alternativa para um maior controle sobre as Treze Colônias, e, também, uma medida tributária que permitisse saldar as dívidas contraídas na guerra com a França.

6) (FGV) Uma forma de arrecadação de imposto e de censura foi imposta pela metrópole inglesa aos colonos das Treze Colônias, em 1765, através da(s):

a) leis denominadas, pelos colonos, intoleráveis;
b) Lei do Selo;
c) Lei Townshend;
d) criação de um tribunal metropolitano de averiguação de preços e documentos na colônia.
e) permissão de circulação exclusiva de jornais ingleses metropolitanos.

7) (FUVEST) "O puritanismo era uma teoria política quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita, (...) o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade".
Esta passagem de A DEMOCRACIA NA AMÉRICA, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:

a) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
b) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.
c) bem sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos.
d) bem sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.
e) bem sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.

8) (Mackenzie) Assim como nos governos absolutos o rei é a lei, nos países livres, a lei deve ser o rei; e não existirá outro (Thomas Paine).

Considero o povo que constitui a sociedade ou nação como a fonte de toda autoridade (...) sendo livre para conduzir seus interesses comuns através de quaisquer órgãos que julgue adequados (...) (Thomas Jefferson).

A Independência das Treze Colônias Inglesas da América significou:
a) o primeiro grande indicador histórico da ruína do Antigo Regime.
b) o fim da Era das Revoluções.
c) a superação do capitalismo monopolista.
d) a consolidação econômica da política mercantilista.
e) o desdobramento natural da Doutrina Monroe e do Destino Manifesto.

9) (Puccamp) Primeira colônia americana a se tornar independente, em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos assumiram no século XIX

a) uma posição estimulante aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigente em grande parte da Europa.
b) uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando a controlar os abusos da burguesia.
c) a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória a todos os cidadãos.
d) dentro do continente americano, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações.
e) uma política de expansão colonial em direção à África e à Oceania.

10) (FGV) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte.
Com relação às chamadas "colônias do sul" é correto afirmar:

a) Baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e com o Caribe.
b) Baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
c) Baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
d) Consolidou-se como o primeiro grande pólo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.
e) Caracterizou-se pelo emprego de mão-de-obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.

11)  (UFPB) Sobre o processo de Independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que

a) as leis do Parlamento inglês, reforçando o controle comercial-tributário da metrópole, contribuíram para convencer os colonos da necessidade de separação.
b) a situação das colônias americanas tornou-se muito difícil quando a monarquia francesa resolveu dar apoio militar ao reino inglês.
c) os colonos perceberam a inevitabilidade da independência logo que realizaram o Primeiro Congresso Continental de Filadélfia.
d) as ideias liberais de John Locke inspiraram o pensamento de Jefferson e outros líderes, mas pouco influenciaram a Declaração da Independência.
e) os colonos encontraram no Iluminismo o suporte ideológico para defenderem a igualdade social e recusarem qualquer influência religiosa.

12) (Unirio) O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência em 1776, relaciona-se à:

a) adoção de uma política liberal pelo Parlamento Inglês, que favoreceu o desenvolvimento colonial ao encerrar o monopólio comercial da Companhia das Índias Orientais sobre a venda do chá (1773).
b) intensificação do controle sobre as colônias da América do Norte, devido à crise econômica inglesa ao final da Guerra dos Sete Anos (1756-63).
c) proibição da cobrança do "imposto do selo", decretada pela Inglaterra, o que extinguiu a principal fonte de renda do governo colonial americano (1763).
d) sublevação dos colonos, frente às decisões do Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, que reforçava o controle político da metrópole inglesa sobre as 13 colônias (1774).
e) intervenção militar na luta pela independência e ao auxílio econômico fornecido por outras colônias americanas, tais como o México e o Canadá, que expulsaram os ingleses do território americano após a Declaração de Independência (1776).

13) (UFPI) Primeira colônia americana a se tornar independente, em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos assumiram no século XIX:

a) uma posição estimulante aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigente em grande parte da Europa.
b) uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando a controlar os abusos da burguesia.
c) a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória a todos os cidadãos.
d) dentro do continente americano, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações.
e) uma política de expansão colonial em direção à África e à Oceania.

14) (UNB) Leis britânicas acirraram as divergências entre colonos americanos e a coroa inglesa, provocando a luta pela independência. Dentre os objetivos dessas leis destacam-se:

a) aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio inter-colonial e recuperar a Companhia das Índias Orientais.
b) aumentar o consumo de chá e açúcar na colônia, obrigar o uso de selos nas correspondências e aumentar as exportações da colônia.
c) abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar terras no Oeste.
d) recuperar a Companhia das Índias Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações da colônia.
e) pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos 7 Anos, revogar os Atos Townsehend e favorecer os produtores locais de açúcar.

15) Uma das características básicas do processo de independência das 13 colônias da América do Norte é:

a) isolamento do movimento no contexto americano.
b) ocorrência pacífica.
c) adoção de uma constituição republicana parlamentarista.
d) alteração da estrutura social vigente.
e) preservação da unidade territorial.

16) (UFPE) Para recuperar sua economia no século XVIII a Inglaterra aprovou algumas leis, dentre elas havia uma que cobrava uma taxa sobre os diferentes documentos comerciais, jornais, livros, anúncios entre outros, estamos falado da:

a) Lei do Açúcar    b) Lei do selo     c) Lei dos alojamentos      d) Lei do chá      e) Lei do papel

Gabarito:

1) D    2) A “Boston Tea Party” (Festa do Chá de Boston) foi uma das primeiras situações de conflito em que os ingleses mostraram a sua insatisfação mediante a nova política fiscal da Coroa Britânica. Após o conflito acontecido nesse evento, os colonos foram reprimidos pelos ingleses com a publicação das chamadas “Leis Intoleráveis”. Esses, por sua vez, se organizaram para exigirem o fim dessas exigências e, logo depois, organizarem a declaração de sua independência.    3) A França resolveu apoiar as Treze Colônias como uma forma de retaliação à derrota sofrida para os ingleses na Guerra dos Sete Anos. A participação francesa na Guerra de Independência dos Estados Unidos acabou influenciado os franceses através dos ideais de igualdade e autonomia que inspiraram os colonos norte-americanos contra a Inglaterra. De modo semelhante, esse mesmo discurso foi retomado quando a população francesa questionou a autoridade monárquica em seu país.  4) C   5) E    6) B    
7) D    8) A    9) D   10) C   11) A    12) B    13) D    14) A   15) E    16) B




4 comentários:

  1. Muito bom, mas tem um erro na questão 9 e 13, ambas são iguais com as respostas erradas, a resposta correta das duas é a letra ''E'', se ficar na duvida procure em outros sites e você verá, mas fora isso otimo exercicio

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  2. B CFD T7RF C F RFTY FGTFYJUC YGGH

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