quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Instituto Nacional do Seguro Social Novo concurso para analista já está em pauta

Apesar de o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não ter confirmado se o concurso anunciado para 2013 pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, será o de analisa, a Diretoria de Recursos Humanos da autarquia já encaminhou uma nota técnica justificando a necessidade de realização de uma nova seleção para a carreira. O documento foi protocolado em 8 de agosto e atualmente encontra-se sob análise do Departamento de Planejamento das Estruturas e da Força de Trabalho do MPOG. No último dia 30, a ministra Miriam Belchior informou, em entrevista coletiva concedida após a entrega do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA), haver previsão de 2.300 vagas para o INSS. No próximo ano, o governo federal prevê a contratação de 61.682 profissionais, que contemplarão aprovados em concursos realizados ou por realizar.

Há cerca de dois anos, o INSS pretende realizar um concurso para analista do seguro social. A expectativa é de que a seleção ocorresse em conjunto com a de técnico, que está em validade até abril de 2013, podendo ser prorrogado por mais um ano. No entanto, o Planejamento autorizou o preenchimento de vagas para os técnicos e para perito médico, surpreendendo milhares de candidatos ao deixar para adiante o processo seletivo para os analistas. Por diversas vezes, o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, disse que esperava poder realizar concurso para analista em 2012. O objetivo é o de oferecer aproximadamente 2 mil vagas numa eventual seleção. O cargo exige o nível superior e proporciona vencimentos de R$5.842.

Um dia após a ministra Miriam Belchior ter acenado com a possibilidade de um novo concurso, um dos pedidos do INSS para contratação de pessoal, que fora protocolado em 2010, avançou na análise do Planejamento. No dia 31, a solicitação saiu do gabinete da ministra, passou pela Assessoria Técnica Administrativa, Consultoria Jurídica e chegou à Coordenação-Geral Jurídica de atos Normativos. O presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Paulo César Régis de Souza, disse que a realização de um novo concurso é bem-vinda. O sindicalista informou que irá conversar com o secretário-executivo da Previdência Social, Carlos Gabas, para obter detalhes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário